Disciplina - Química

Biblioteca do Professor - Química

A Biblioteca do Professor constitui parte do acervo das bibliotecas das unidades escolares que integram a Rede Pública Estadual de Ensino. Abaixo, alguns títulos que são encontrados nas escolas.

Imagem da Capa de Livro Título: A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química: Professor/Pesquisador
Autor: MALDANER, O. A.
Editora: Unijuí

Em "A Formação Inicial e Continuada de Professores" discutem-se formas práticas de inserir professores e formadores de professores no debate para a melhoria da qualidade educativa nas escolas e nas instituições de ensino superior. Em processo de pesquisa, professores começam a reconhecer as suas crenças e a entender as suas práticas, projetando ações mais concernentes com as suas necessidades formativas dos estudantes. A complexidade da ação educativa específica exige o contínuo desenvolvimento intelectual dos professores, condição de seu desenvolvimento profissional, o que torna-se possível nas interações amplas entre professores de escola e pesquisadores universitários envolvidos na formação de novos professores. O estudo mostra que a interação é mais produtiva quando são focalizadas as ações correntes dos professores, por eles analisadas e entendidas com base nas teorias introduzidas com essa finalidade.
Sinopse obtida do site Submarino, acessado em 22/12/2009. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do site.

Imagem da Capa do LivroTítulo: Alquimistas e Químicos
Autor: VANIN, J. A.
Editora: Moderna

O fascínio da química e a capacidade que ela confere ao homem de transformar materiais e de viver em um mundo melhor impregnam as páginas deste livro, dando uma visão atraente dessa ciência. Da química do homem primitivo ao progresso da fase moderna, as etapas envolveram mentes, conhecimentos e intenções. Ciência e sociedade se delineiam nas muitas histórias narradas.
Sinopse obtida do site Submarino, acessado em 22/12/2009. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do site.

Imagem da Capa do LivroTítulo: Aprendendo Química
Autor: ROMANELLI, L. I.; JUSTI, R. S.
Editora: Unijuí

Aprender Química pode constituir uma etapa importante da educação de jovens e adultos. Isso se justifica, dentre outros motivos, pela possibilidade que traz para o entendimento da formação e das propriedades de diversos materiais, assim como dos fundamentos de processos que os envolvem - cotidianos ou não - utilizados numa época de intenso e dinâmico desenvolvimento científico e tecnológico, que é a que vivemos. Além disso, a aprendizagem de Química pode ser uma oportunidade ímpar para formação do indivíduo, na medida em que favorece a compreensão do processos de produção de conhecimento e o exercício da abstração.
Sinopse obtida do site Submarino, acessado em 22/12/2009. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do site.

Imagem da Capa do livro Título: Como Fazer Experimentos
Autores: NETO, B.B.; SCARMINIO, I.S.; BRUNS, R.E.
Editora: Unicamp

Como fazer experimentos - Pesquisa e desenvolvimento na ciência e na indústria foi escrito a partir de - e dando seguimento a - Planejamento e otimização de experimentos, elaborado por pesquisadores e dirigido a qualquer profissional que deseje realizar e analisar experimentos da forma mais eficiente possível. As qualidades que tornaram as edições deste último um sucesso de público - a linguagem clara e direta, o estilo bem-humorado e a orientação para aplicações na vida real - continuam aqui presentes. Entre as principais novidades de Como fazer experimentos, estão dezenas de estudos de casos, uma abordagem mais detalhada de experimentos comparativos e um capítulo inteiro dedicado à metodologia de superfícies de resposta, uma das técnicas mais usadas para a otimização de produtos e processos.
Sinopse obtida do site Livraria Relativa, acessado em 22/12/2009. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade da Livraria.

Imagem da Capa do LivroTítulo: Como se Faz Química
Autor: CHAGAS, A. P.
Editora: Unicamp

Como se faz Química é especialmente dedicado a alunos e professores de Química, podendo também interessar aos que não lidam diretamente com essa disciplina. Traz para os interessados os diversos espaços de atuação do químico: desde a natureza até um laboratório industrial. Mostra, por outro lado, o que dele se espera, alertando, inclusive, para sua responsabilidade social, num momento de graves desrespeitos ao equilíbrio ambiental.
Sinopse obtida do site Livraria da Física, acessado em 22/12/2009. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade da Livraria.

Imagem da Capa do LivroTítulo: Da Alquimia à Química
Autor: GOLDFARB, A. M. A.
Editora: Landy

O eixo desta obra está, pois, alimentando por uma proposta que pretende, nas próprias palavras de Ana Maria Afonso-Goldfarb: "reconhecer a formação do ideário alquímico dentro da visão de cosmo que lhe serviu de base e sustentáculo, para, a seguir, poder entender, com maior clareza, por que o esfacelamento deste modelo de mundo acarretaria o desaparecimento da alquimia como uma das formas de conhecimento da natureza."
Sinopse obtida do site Livraria Kosmos, acessado em 22/12/2009. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade da Livraria.

Imagem da Capa do Livro Título: Educação em Química: Compromisso com a cidadania.
Autores: SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos & SCHNETZLER, Roseli Pacheco
Editora: Unijuí

"Na busca do sonho de educar para a cidadania", este livro apresenta "contribuições que orientam aqueles que lutam para transformar o ensino inútil de Química em um ensino comprometido com a construção de uma nova sociedade". Com esse objetivo, analisa propostas elaboradas por "educadores químicos brasileiros" e faz uma revisão da literatura sobre o movimento mundial de ensino de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
Sinopse obtida do site Livraria da Física, acessado em 22/12/2009. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade da Livraria.

Imagem da Capa do LivroTítulo: Neoquímica
Autor: HALL, Nina
Editora: Bookman

Obra que oferece amplo enfoque dos desenvolvimentos revolucionários que vêm ocorrendo ao longo dos últimos 30 anos nas diversas áreas da Química. É um texto precioso para suplementação e aprofundamento de tópicos normalmente abordados nos cursos universitários citados e fonte única, em língua portuguesa, para profissionais que necessitem uma atualização sobre o que ocorreu de mais relevante na Química ao longo das últimas décadas, bem como das notáveis consequências socioeconômicas.
Sinopse obtida do site Submarino, acessado em 22/12/2009. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do site.

Imagem da Capa do Livro Título: Química Ambiental
Autor: BRAIRD, C.
Editora: Bookman

A química e o meio ambiente, do ponto de vista do químico. Escrito para alunos de química geral, o texto de Colin Baird combina a cobertura de temas atuais, como o efeito estufa, a camada de ozônio e o uso de pesticidas, com a atitude pró-resolução de problemas, além de entrevistas com cientistas de destaque, para retratar o enfrentamento das sérias questões ambientais da atualidade. Esta edição oferece um capítulo específico sobre o gerenciamento de resíduos, uma abordagem ampliada da toxicologia elementar, dos combustíveis alternativos e da disposição do lixo, e novas informações sobre tópicos muito importantes: o uso da energia, a toxicologia, os estrogênios ambientais, os lençóis subterrâneos, a purificação de águas residuais e a disposição perigosa do lixo. Além disso, o texto oferece quadros de Análise Instrumental Ambiental, listas de sites interessantes e uma grande quantidade de problemas com diferentes graus de dificuldade.
Sinopse obtida do site Livraria Relativa, acessado em 22/12/2009. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade da Livraria.

Imagem da Capa do LivroTítulo: Química Geral 1 e 2
Autor: RUSSEL, J. B.
Editora: Mc Graw-Hill do Brasil

O texto abrange as áreas da química com comentários adicionais mantendo a atenção do estudante e o interesse do profissional da área, visto que traz inúmeras aplicações para a indústria. O autor descreve os conceitos usando uma linguagem simples e diferente e apresentando-os de um ponto de vista alternativo. Visando facilitar o aprendizado, o texto oferece no final de cada capítulo, resumos e problemas, comentários adicionais, glossário de termos, exemplos e problemas paralelos, além da revisão dos conteúdos dentro dos capítulos.
Sinopse obtida do site Submarino, acessado em 22/12/2009. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do site.

Imagem da Capa do Livro Título: Química Inorgânica não tão Concisa
Autor: LEE, J. D.
Editora: Pesrpectiva

Nesta tradução brasileira da última edição do Livro de Química Inorgânica do Prof. John D. Lee, o leitor encontrará uma obra completamente revisada e atualizada, mas que continua fiel aos mesmos princípios que a colocaram entre os textos didáticos mais recomendados e utilizados por professores e estudantes. O livro aborda de forma clara e concisa os tópicos mais relevantes da química inorgânica, apresentando conceitos teóricos e aspectos descritivos dos vários blocos de elementos de elementos da tabela periódica. É bem estruturado, com ampla bibliografia, fornecendo ainda informações importantes sobre a química nuclear e os aspectos eletrônicos. Uma qualidade a ser destacada, é a ênfase dada às aplicações comerciais dos produtos inorgânicos e a questão ambiental.
Sem dúvida, pela riqueza de conceitos e informações, o livro pode ser utilizado com segurança por alunos e profissionais de todas as áreas, proporcionando uma fundamentação geral bastante sólida. É um convite para conhecer a importância da Química Inorgânica no mundo moderno.
Sinopse obtida do site Submarino, acessado em 22/12/2009. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do site.

Imagem da Capa do Livro Título: Química na Cabeça
Autor: MATEUS, A. J.
Editora: UFMG

Reúne diversas experiências, explicações e fatos interessantes sobre a química. Mostram mais de perto alguns materiais - água, cristais, plásticos, corantes e pigmentos - e como eles se comportam em diversas situações. As atividades apresentadas ao longo do texto são simples, acessíveis e capazes de criar interesse nos leitores.
Sinopse obtida do site Submarino, acessado em 22/12/2009. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do site.
Recomendar esta página via e-mail: