Disciplina - Química

Prêmio Nobel de Química 1981-2000

Esta seção objetiva apresentar os químicos laureados com o Prêmio Nobel de 1981 a 2000.
As informações a respeito dos cientistas premiados foram obtidas do sítio Wikipedia e do sítio oficial do Prêmio Nobel, em 16/03/2009, sendo o seu conteúdo responsabilidade daquela enciclopédia colaborativa virtual. O link no nome da cada cientista remete a um ambiente externo ao portal.

Os premiados entre 1981 e 2000 são:

1981Kenichi Fukui
Químico do Japão, premiado com o Nobel de Química por suas teorias, desenvolvidas de forma independente, sobre o caminho das reações químicas.
1981Roald Hoffmann
Químico da Polônia, premiado com o Nobel de Química por suas teorias, desenvolvidas de forma independente, sobre o caminho das reações químicas.
1982Aaron Klug
Químico da Lituânia, premiado com o Nobel de Química pelo desenvolvimento da microscopia eletrônica cristalográfica e a elucidação estrutural de importantes complexos ácido-proteína nucleicos.
1983Henry Taube
Químico canadense, premiado pelo seu trabalho sobre os mecanismos de reações de transferência de elétrons, especialmente em metais complexos.
1984Robert Bruce Merrifield
Químico dos Estados Unidos da América, premiado pelo desenvolvimento de metodologia para síntese química em uma matriz sólida.
1985Herbert A. Hauptman
Químico estadunidense que desenvolveu métodos diretos para a determinação das estruturas de cristal, dividindo o prêmio com Jeronme Karle.
1985Jerome Karle
Cientista matemático norte-americano que, pela investigação de estruturas cristalinas moleculares de átomo leves, por análise dos correspondentes de difração de espectros raios-X, elétrons, nêutrons mediante métodos originais, recebeu o Prêmio Nobel de Química de 1985, compartilhado com Herbert A. Hauptman.
1986Dudley R. Herschbach
Químico dos Estados Unidos da América, premiado por suas contribuições sobre a dinâmica dos processos químicos elementares. Dividiu o Nobel com Polanyl e Lee.
1986 Yuan T. Lee
Químico de Taiwan, premiado por suas contribuições sobre a dinâmica dos processos químicos elementares. Dividiu o Nobel com Polanyl e Herschbach.
1986John C. Polanyi
Químico do Canadá, premiado por suas contribuições sobre a dinâmica dos processos químicos elementares. Dividiu o Nobel com Herschbach e Lee.
1987Donald J. Cram
Químico dos Estados Unidos da América, premiado pelo desenvolvimento e utilização de moléculas com interações de estrutura específica de alta seletividade.
1987Jean-Marie Lehn
Químico da França, premiado pelo desenvolvimento e utilização de moléculas com interações de estrutura específica de alta seletividade.
1987Charles J. Pedersen
Químico dos Estados Unidos da América, premiado pelo desenvolvimento e utilização de moléculas com interações de estrutura específica de alta seletividade.
1988Johann Deisenhofer
Químico da Alemanha, premiado pela determinação da estrutura tridimensional do centro da reação de fotossíntese.
1988Robert Huber
Químico da Alemanha, premiado pela determinação da estrutura tridimensional do centro da reação de fotossíntese.
1988Hartmut Michel
Químico da Alemanha, premiado pela determinação da estrutura tridimensional do centro da reação de fotossíntese.
1989Sidney Altman
Bioquímico canadense, ganhador do Prêmio Nobel dividido com Thomas Cech pelo descobrimento das propriedades catalíticas do ácido ribonucleico (ARN ou RNA).
1989Thomas R. Cech
Estadunidense, ganhador do Prêmio Nobel dividido com Sidney Altman, pelo descobrimento das propriedades catalíticas do ácido ribonucleico (ARN ou RNA).
1990 Elias James Corey
Químico dos Estados Unidos da América, premiado pelo desenvolvimento da teoria e da metodologia de síntese orgânica.
1991Richard R. Ernst
Químico da Suíça, premiado com o Nobel por suas contribuições sobre o desenvolvimento da metodologia de espectroscopia de ressonância magnética nuclear (RMN) de alta resolução.
1992Rudolph A. Marcus
Químico do Canadá, premiado pelas contribuições para a teoria das reações de transferência de elétrons em sistemas químicos.
1993Kary B. Mullis
Químico dos Estados Unidos da América, premiado por sua invenção do método reação em cadeia da polimerase (PCR).
1993Michael Smith
Químico do Canadá, premiado com o Nobel por sua contribuição fundamental para o estabelecimento de mutagênese baseada em oligonucleotídeo, e o seus estudos no desenvolvimento para estudos de proteína.
1994George A.Olah
Químico da Hungria, premiado por sua contribuição para a química do carbocátion.
1995Paul J.Crutzen
Químico da Alemanha, premiado com o Nobel por seus trabalhos em química atmosférica, especialmente no que diz respeito a formação e a decomposição de ozônio.
1995Mario J.Molina
Químico mexicano, um dos primeiros cientistas a alertar sobre o perigo que representam para a camada de ozônio os clorofluorcarbonetos empregados em aerossóis tanto industriais quanto domésticos.
1995F. Sherwood Rowland
Químico dos Estados Unidos da América, premiado por seus trabalhos em química atmosférica, especialmente no que diz respeito à formação e à decomposição de ozônio.
1996Robert Curl
Químico dos Estados Unidos da América, premiado com o Nobel de Química em 1996 pela descoberta de uma nova forma de carbono, buckminsterfullereno.
1996 Sir Harold Kroto
Químico do Reino Unido, provou que as estrelas de carbono podiam produzir as cadeias de carbono, mas também revelou um resultado surpreendente - a existência de moléculas do tipo C60.
1996Richard Smalley
Químico estado-unidense, ganhador do Nobel de Química pela descoberta de uma nova forma de carbono, buckminsterfullereno, juntamente com o também professor de química da Rice Robert Curl e com Harold Walter Kroto
1997Paul D. Boyer
Químico dos Estados Unidos da América, premiado pela elucidação do mecanismo enzimático subjacentes à síntese da adenosina trifosfato (ATP).
1997John E. Walker
Químico do Reino Unido, premiado pela elucidação do mecanismo enzimático subjacentes à síntese da adenosina trifosfato (ATP).
1997Jens C. Skou
Químico da Dinamarca, premiado com o Nobel pela primeira descoberta do íon-transporte de enzimas, Na +, K + - ATPase.
1998Walter Kohn
Químico da Áustria, premiado com o Nobel pelo desenvolvimento da teoria densidade-funcional.
1998John A. Pople
Químico inglês, laureado com o Prêmio Nobel de Química em 1998, pelo desenvolvimento de métodos computacionais em química quântica.
1999Ahmed H. Zewail
Químico nacionalizado norte-americano que constituiu a base de um novo ramo da química, a chamada femtoquímica, cujo desenvolvimento permite entender melhor as reações do metabolismo dos seres vivos, por esta pesquisa foi-lhe outorgado o prêmio Nobel.
2000Alan J Heeger
Físico norte-americano a quem a Academia Sueca outorgou o Prêmio Nobel de Química por sua contribuição ao conhecimento e desenvolvimento da ciência dos polímeros orgânicos condutores de eletricidade.
2000Alan G MacDiarmid
Químico norte-americano, de origem neozelandesa, que foi laureado com o Prêmio Nobel por sua contribuição ao desenvolvimento da ciência e aplicações dos polímeros orgânicos com capacidade para conduzir a corrente elétrica.
2000Hideki Shirakawa
Químico japonês, que em reconhecimento a sua descoberta sobre as propriedades eletrocondutoras de alguns derivados do poliacetileno recebeu o Prêmio Nobel.
Recomendar esta página via e-mail: