Disciplina - Química

Prêmio Nobel de Química 2001-2010

Esta seção objetiva apresentar os químicos laureados com o Prêmio Nobel de 2001 a 2010.
As informações a respeito dos cientistas premiados foram obtidas do sítio Wikipedia e do sítio oficial do Prêmio Nobel, em 16/03/2009, sendo o seu conteúdo responsabilidade daquela enciclopédia colaborativa virtual. O link no nome da cada cientista remete a um ambiente externo ao portal.

Os premiados entre 2001 e 2010 são:

2001 William S. Knowles
Químico americano, premiado com Nobel pelo trabalho sobre as reações de hidrogenação quirais catalisadas.
2001 Ryoji Noyori
Químico do Japão, premiado com o Nobel pelo trabalho sobre as reações de hidrogenação quirais catalisadas.
2001 K. Barry Sharpless
Nasceu na Filadélfia, Pensilvânia - Estados Unidos, e recebeu o Prêmio Nobel por haver conseguido catalisar moléculas quirais por oxidação.
2002 John B. Fenn
Químico norte-americano, que desenvolveu métodos de identificação e análise estrutural de macromoléculas biológicas, contribuindo para o melhor entendimento de processos vitais.
2002 Koichi Tanaka
Engenheiro japonês, que recebeu o Prêmio Nobel pelo desenvolvimento de métodos científicos de identificação e de análise estrutural de macromoléculas biológicas.
2002 Kurt Wüthrich
Químico da Suíça, premiado com o Nobel pelo desenvolvimento da espectroscopia de ressonância magnética nuclear para determinar a estrutura tridimensional de macromoléculas biológicas em solução.
2003 Peter Agre
Químico dos Estados Unidos da América, premiado pela descoberta de canais de água.
2003 Roderick MacKinnon
Químico dos Estados Unidos da América, premiado por seus estudos estruturais e mecanicistas de canais de íons.
2004 Aaron Ciechanover
Biólogo israelense, que recebeu o Prêmio Nobel de Química pela descoberta da degradação de proteínas mediada pela ubiquitina.
2004 Avram Hershko
Biólogo israelita, que recebeu o Prêmio Nobel de Química de 2004 pela descoberta da degradação das proteínas através da ubiquitina.
2004 Irwin Rose
Biólogo americano, que recebeu o Prêmio Nobel de Química de 2004 pela descoberta da degradação das proteínas através da ubiquitina.
2005 Yves Chauvin
Francês que ganhou o Prêmio Nobel, juntamente com Richard R. Schrock e Robert, pelo desenvolvimento do método metathesis em síntese orgânica. H. Grubbs"
2005 Robert H. Grubbs
Estadunidense que ganhou o Prêmio Nobel, juntamente com Richard R. Schrock e Yves Chauvin, pelo desenvolvimento do método metathesis em síntese orgânica.
2005 Richard R. Schrock
Natural de Indiana, Estados Unidos da América, ganhou o Prêmio Nobel da Química, juntamente com Robert H. Grubbs e Yves Chauvin, pelo desenvolvimento do método metathesis em síntese orgânica.
2006 Roger D. Kornberg
Bioquímico estadunidense, que ganhou o Prêmio Nobel da Química pelos estudos da base molecular da transcrição eucariótica.
2007 Gerhard Ertl
Químico alemão, que ganhou o Prêmio Nobel da Química pelos seus estudos na área dos processos químicos em superfícies sólidas.
2008 Osamu Shimomura
Químico Japonês, premiado pela descoberta e desenvolvimento da proteína verde fluorescente.
2008 Martin Chalfie
Químico estadunidense, premiado pela descoberta e desenvolvimento da proteína verde fluorescente.
2008 Roger Y. Tsien
Químico dos EUA, que rebebeu o Prêmio Nobel da Química pela descoberta e desenvolvimento da proteína verde fluorescente.
2009 Venkatraman Ramakrishnan
Físico Indiano, naturalizado americano, que recebeu o Nobel de Química pelos estudos da estrutura e funcionamento dos ribossomos.
2009 Thomas A. Steitz
Bioquímico estadunidense que recebeu o Nobel de Química pelos estudos da estrutura e funcionamento dos ribossomos.
2009 Ada E. Yonath
Uma cientista israelense que recebeu o Nobel de Química pelos estudos da estrutura e funcionamento dos ribossomos.
2010 Richard Fred Heck
Químico estadunidense da Universidade de Delaware (EUA), laureado com o Nobel pela descoberta e desenvolvimento da reação de Heck, que usa o metal paládio como catalisador de reações de compostos orgânicos combinando haloarenos com alcenos.
2010 Ei'ichi Negishi (em japonês: 根岸 英一)
Químico japonês, da Universidade Purdue e da Universidade de Siracusa, que recebeu do Prêmio Nobel pelos seus trabalhos referentes à reação catalizada por paládio em sínteses orgânicas.
2010 Akira Suzuki (em japonês: 鈴木 章)
Químico japonês, da Universidade de Hokkaido, que recebeu o prêmio Nobel pela Reação de Suzuki - que parte da reação orgânica de um ácido borânico de arila ou vinil com um haleto de arila ou vinil catalizado por um paládio de complexidade zero.
Recomendar esta página via e-mail: