Disciplina - Química

Relato de experiência: Funções orgânicas - nomenclatura dos hidrocarbonetos

Nomes: Simone Braga da Silva, Adriana Regina Perez Rech e Nilton Sérgio Rech
Estabelecimento: Colégio Estadual Jardim Porto Alegre – EFMP
Cidade: Toledo – Pr

Relato

O presente relato de experiência tem como propósito demonstrar o o uso do software de criação JClic para abordar o conteúdo função de orgânica.

Dentro dessa perspectiva, há necessidade de abordagem na aula expositiva (dialogada com os alunos) sobre o uso da tabela periódica, para relembrar alguns conteúdos estudados anteriormente e relacionar com o conteúdo atual; uso da TV multimídia; leitura de textos do livro didático (com assuntos que relacionem a Química com o cotidiano dos alunos) e resolução de exercícios em sala de aula; uso de laboratório de informática para utilização do software JClic, que é uma ferramenta para criação de atividades didáticas, com a qual o professor cria suas atividades baseando-se em pré-formatos como quebra-cabeças, jogos da memória, de completar palavras, de relacionar palavras e figuras, e outros, inserindo seu próprio conteúdo.

É possível criar sequência de atividades, com a possibilidade de configuração de ordem, tempo, contagem de erros e geração de relatório. A prática utilizada nesse relato de experiência foi com palavras cruzadas (disponível na apostila JClic, p. 137).

Recursos

Tabela periódica, quadro negro e giz, laboratório de informática, internet, TV multimídia, livro didático, software JClic.

Imagens


Imagem da captura de tela do software JClic com uma palavra cruzada criada nele.
Tela do JClic com a imagem de um jogo de palavras cruzadas não preenchida.
Imagem da captura de tela do software JClic com uma palavra cruzada criada nele.
Tela do JClic com a imagem de um jogo de palavras cruzadas preenchida.

Referências


Apostila Jclic. Disponível em: <http://www.diaadia.pr.gov.br/autec/arquivos/File/Manual_JClic_web.pdf> Acesso em: 14 jun. 2010.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação básica.  Química: disciplina_quimica/arquivos/File/quimica.pdf Acesso:14 jun. 2010.
Recomendar esta página via e-mail: