Disciplina - Química

Relato oficina CRTE - Profa. Cristiene Bertani Lima

Relato de Experiência Disciplina: Química – 1º Ano - EM


Título do trabalho: Tabela Periódica - Jogo da Memória
Nome: Cristiene Bertani Lima
Escola: Colégio Estadual Prof. Gabriel Rosa – EFMP
Cidade: Curiúva - Pr

Relato


Em minhas aulas utilizo o lúdico com frequência, principalmente no que se refere aos jogos e passatempos. Antes disso, quando chegava no conteúdo tabela periódica sentia que os alunos tinham muita dificuldade e até certa repulsa por aprender (decorar) nomes e símbolos dos elementos químicos. Foi aí que comecei a introduzir jogos voltados a este conteúdo.
Nesse espaço vou compartilhar com vocês um dos jogos que uso em sala de aula, que os alunos gostam e os faz aprender os nomes e símbolos dos elementos químicos brincando. É o jogo da memória.

Como fazer


Procure imagens de substâncias simples que representam os elementos.
Organize as imagens em dois grupos. Um com a imagem do elemento e o seu símbolo. Outro com a imagem do elemento e o seu nome.
Imprima as folhas com as imagens.
Cole as folhas em papel cartão, em seguida passe sobre elas papel contact. Depois recorte.
Tome o cuidado para que as cartas fiquem do mesmo tamanho.
Está pronto o baralho para o jogo da memória.

Exemplo de Imagens


Imagem Rolo de Alumńio.

Imagem Tubo de Cobre.

Imagem de bracelete de prata.



Imagens do Portal

Alumínio Laminado
http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=2108&evento=1

Tubo de Cobre
http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1979&evento=1

Bracelete de Prata
http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1994&evento=1

Referências


ALMEIDA, P. N. Educação Lúdica: técnica e jogos pedagógicos, 11ª edição. São Paulo: Loyola, 2003.
BARROS, P. M. B.; SILVA, C. S.; SILVA, A. C. S.; JERÔNIMO, D. D. Utilização de Jogos Didáticos no Ensino de Química. Disponível em <http://prope.unesp.br/xxi_cic/27_33597616852.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2010.
Recomendar esta página via e-mail: