Disciplina - Química

Relato oficina CRTE - Profa. Mairi Bonometti Sturza

Relato de Experiência Disciplina: Química – 2º Ano - EM


Título do trabalho: Reações químicas: reação de deslocamento
Nome: Mairi Bonometti Sturza
Instituição: CEEBJA de Pato Branco
Cidade: Pato Branco – Pr

Relato


Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina Apoio ao Uso do Portal Dia a dia Educação na Prática Pedagógica, sob orientação da docente, assessora pedagógica Renata Vasco Amaral, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco.
O presente trabalho tem como objetivo a utilização de imagens, extraídas do Portal dia a dia educação para a introdução do conteúdo reações químicas, mais especificamente, reações de deslocamento ou simples troca. Com a utilização da imagem: “ação do HCl sobre o ferro e o cobre”. Pretende-se demonstrar e introduzir o conteúdo, bem como explicar a série de reatividade dos metais.
Após apresentar a imagem acima mencionada, através da TV Multimídia, os alunos deverão escrever um pequeno relato sobre as suas percepções em relação à mesma.
Na sequência, foi apresentada a série de reatividade dos metais e dos não-metais. Far-se-á uma discussão com o grupo sobre os efeitos macroscópicos em uma reação química como mudança de cor, liberação de gás, formação de sólido, aquecimento, etc.
Paralelamente, com ajuda do professor, os alunos escreverão as equações das reações propostas, prevendo a ocorrência ou não das reações de deslocamento de metais e não-metais.

Imagens


Ação do HCl sobre o ferro e o cobre. Disponível em <http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=2109&evento=4>. Acesso em 31 out. 2010.


Referências


Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Química. Curitiba: Seed, 2008. Disponível em: www.quimica.seed.pr.gov.br/arquivos/File/quimica.pdf. Acesso em: 31 out. 2010.

Reações de deslocamento ou simples troca.Disponível em: <http://www.profpc.com.br/rea%C3%A7%C3%B5es_qu%C3%ADmicas_inorg%C3%A2nicas.htm#2.3._Reações_de_Deslocamento_ou_Simples_Troca> Acesso em: 31 out. 2010.

Relatos de experiências. Disponível em: <http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=110> Acesso em: 31 out. 2010.
Recomendar esta página via e-mail: