Disciplina - Química

Sobre o AIQ - 2011

O ano de 2011 foi proclamado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional da Química e designado de forma abreviada por AIQ 2011 ou IYC 2011 (do Inglês, International Year of Chemistry). Tendo como tema "Química ‐ Nossa vida, Nosso futuro".

O Ano Internacional da Química é uma iniciativa da IUPAC, União Internacional de Química Pura e Aplicada (do inglês, International Union of Pure and Applied Chemistry), e da UNESCO (do inglês, United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization), e envolve sociedades de Química, academias e instituições mundiais, como a Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

Os principais objetivos do Ano Internacional da Química 2011 visam estimular o reconhecimento público da Química como ciência fundamental para a satisfação das necessidades da sociedade moderna, o interesse da Química na população jovem e, ainda, gerar entusiasmo para um futuro cada vez mais criativo da Química.

O ano de 2011 coincidiu com o 100o aniversário da premiação com Nobel da Química à Madame Marie Curie, o que constituiu uma excelente oportunidade para a promoção e celebração da contribuição da mulher para a Ciência.
Recomendar esta página via e-mail: