Disciplina - Química

Química Verde - uma temática ambiental no ensino de Química

Sabemos que a Química Ambiental estuda os processos químicos que ocorrem na natureza, sejam eles naturais ou causados pelo homem. Muitas vezes ela é colocada como responsável pelas questões ambientais e, nesse contexto, verifica-se possibilidades de mudança, por meio da abordagem dos princípios da Química Verde.

A Química Verde, também chamada de Química Sustentável, visa o desenvolvimento e o estudo de técnicas e metodologias que eliminem ou diminuam o uso de solventes e reagentes, ou a geração de produtos ou subprodutos tóxicos, que são perigosos para a saúde humana e para o ambiente. Um desenvolvimento tecnológico autossustentável, o assunto foi discutido na Rio +20 e na 4ª Conferência Internacional-IUPAC em Química Verde - ambas envolvem a observação e o estudo das transformações ocorridas em reações químicas que afetam o meio ambiente.

O pesquisador Carlos Alberto Marques, em seu artigo "As Bases Morais da Química Verde", aponta a importância da Química Verde em eliminar os riscos ao meio ambiente e aos seres humanos, quando ocorre o uso de substâncias e processos químicos que possuem potencial poluente ou risco ambiental. E, ainda, a pesquisadora Rosana Leite enfatiza não se tratar de negar que o uso dos produtos químicos na indústria e na agricultura não agrida o meio ambiente, pelo contrário, mas o que devemos ensinar é que a própria química possui maneiras de corrigir, amenizar e mesmo evitar tais agressões. É nesse contexto de novas possibilidades que o conceito de Química Verde, Química Limpa ou do inglês Green Chemistry se insere.

Nesse sentido, o tema "Química Verde - uma temática ambiental no ensino de Química", proposto pela equipe técnica do Portal Dia a Dia Educação, em parceria com o Departamento de Educação Básica, é um assunto de relevância para ser discutido na HAI.

OBJETIVOS
  • Fomentar o debate sobre a importância de trabalhar questões ambientais, mais especificamente a Química Verde, nas aulas de Química.
  • Possibilitar aos professores de Química, da Rede Estadual de Ensino do Paraná, momentos de informação, reflexão, troca de ideias e de experiências sobre o tema proposto.
Recomendar esta página via e-mail: