Disciplina - Química

Gases Tóxicos

ícone gases tóxicosA presença de gases e/ou vapores tóxicos é uma situação que o homem conhece desde os primórdios dos tempos. Em épocas remotas, acreditava-se que certas mortes “estranhas” eram obra de feiticeiros ou demônios, entretanto, é sabido que boa parte dessas mortes eram causadas na verdade por emanações de gases tóxicos, principalmente em regiões vulcânicas.

Segundo estudos, foi por volta do ano de 1850, nos Estados Unidos, que pela primeira vez houve a preocupação com a presença de gases tóxicos ou asfixiantes nos locais de trabalho nas minas de extração de carvão. Lá, a matéria orgânica em decomposição originava a presença de gás metano (asfixiante), bem como gás sulfídrico (altamente tóxico).

Ao baixarem às minas, os trabalhadores costumavam levar consigo pequenos animais (roedores) ou mesmo cães. Estes, mais suscetíveis que os homens, ficavam agitados quando havia a presença de gases, denunciando assim a situação de risco.

Desde aquela época, verificou-se que o mecanismo de intoxicação por gases e vapores tóxicos é extremamente rápido, uma vez que estes se encontram num estado da matéria onde o tamanho das moléculas é praticamente igual ao tamanho das moléculas do oxigênio e do nitrogênio.

 

Fontes de pesquisa

Recomendar esta página via e-mail: