Disciplina - Química

Efeitos no organismo

imagem de uma pessoa intoxicadaOs gases têm um efeito direto irritante nos olhos, nariz, peito e vias aéreas superiores. Se chegarem aos pulmões, podem gerar reações inflamatórias agudas ou crônicas, tais como: bronquite, asma e pneumonia química.

Nesse sentido, quando uma substância tóxica é absorvida na corrente sanguínea e distribuída através do corpo, é caracterizado como efeito sistêmico. Alguns compostos como o arsênico, quando absorvidos em quantidades tóxicas, podem causar distúrbios em várias partes do corpo: sangue, sistema nervoso, fígado, rins, e pele.

O benzeno, por outro lado, parece afetar apenas um órgão, a medula espinhal formadora de sangue. E o monóxido de carbono causa asfixia pelo impedimento da função normal da hemoglobina do sangue que é transportar oxigênio dos pulmões para todos os tecidos do corpo. Mesmo que a deficiência de oxigênio ocorra em todas as partes do corpo humano, o tecido cerebral é o mais sensível, consequentemente as manifestações mais rápidas são aquelas que causam danos no cérebro.

Saiba mais...

 

Fontes de pesquisa

Recomendar esta página via e-mail: