Disciplina - Química

Drogas - Informações Gerais - Classificação das Drogas

imagem de drogasAs drogas utilizadas para alterar o funcionamento cerebral, causando modificações no estado mental, são chamadas drogas psicotrópicas. O termo psicotrópicas é formado por duas palavras: psico e trópico. "Psico" está relacionado ao psiquismo, que envolve as funções do sistema nervoso central; e "trópico" significa "em direção a". Drogas psicotrópicas, portanto, são aquelas que atuam sobre o cérebro, alterando de alguma forma o psiquismo. Por essa razão, são também conhecidas como substâncias psicoativas.

As drogas psicotrópicas dividem-se em três grupos: depressoras, estimulantes e perturbadoras.

As drogas depressoras do sistema nervoso central – álcool, barbitúricos, benzodiazepínicos, inalantes e opiáceos - fazem com que o cérebro funcione lentamente, reduzindo a atividade motora, a ansiedade, a atenção, a concentração, a capacidade de memorização e a capacidade intelectual.

As estimulantes do sistema nervoso central - anfetaminas, cocaína e tabaco, por outro lado, aceleram a atividade de determinados sistemas neuronais, trazendo como consequências um estado de alerta exagerado - insônia e aceleração dos processos psíquicos.

As drogas perturbadoras do sistema nervoso central – maconha, alucinógenos, LSD, êxtase e anticolinérgicos produzem uma série de distorções qualitativas no funcionamento do cérebro, como delírios, alucinações e alteração na senso-percepção. Por essa razão, são também chamadas de alucinógenos. Uma terceira denominação para esse tipo de droga são os psicotomiméticos, devido ao fato dessas distorções  ocorrerem de modo espontâneo em doenças mentais conhecidas como psicoses.

É importante ressaltar que nem todas as substâncias psicoativas têm a capacidade de provocar dependência. Muitas são usadas com a finalidade de produzir efeitos benéficos, como o tratamento de doenças, sendo consideradas, assim, medicamentos.

As drogas também podem ser classificadas do ponto de vista legal, em drogas lícitas e ilícitas.

Drogas lícitas - São aquelas que podem ser livremente comercializadas. Algumas estão submetidas a certas restrições, por exemplo: bebidas alcoólicas e tabaco não podem ser comercializados para crianças e adolescentes. No caso de medicamentos, alguns só podem ser adquiridos por meio de prescrição médica especial.

Drogas ilícitas - São aquelas proibidas por lei. Entre as principais drogas ilícitas estão a maconha, a cocaína, o ecstasy, o crack, a heroína, etc.


Fontes de PesquisaFontes de Pesquisa
Recomendar esta página via e-mail: