Disciplina - Química

HAI - Nanotecnologia - Recursos

Os documentos norteadores do Ensino Médio trazem em seus textos orientações quanto à necessidade de os alunos se apropriarem de conhecimentos científicos e tecnológicos contemporâneos. Tal destaque nos documentos legais visa propiciar aos alunos do Ensino Médio condições para que eles compreendam como o desenvolvimentos da ciência e da tecnologia impactam em sua vida, em suas distintas dimensões.

Estudar os conceitos científicos e tecnológicos contemporâneos, entendidos como um processo histórico de transformação da sociedade e da cultura pode propiciar aos estudantes condições para que eles se pronunciem argumentativamente a respeito do papel de tais conhecimentos sobre os indivíduos, sobre a sociedade e sobre a natureza, sendo os sujeitos humanos constituintes dela. Esse direcionamento se faz presente nos documentos nacionais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Resolução n. 2/2012 CNE/CEB), assim como nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Química (DCE-Química, 2008).

Em relação à Nanotecnologia e a produção de materiais e tecnologias com dimensões localizadas na porção nanométrica da matéria, ela constitui um campo interdisciplinar entre a química e a física, conhecido com Nanociência. Os conhecimentos produzidos nessa área, já implicam, como aponta BASSOTTO (2011), em uma mudança significativa na vida cotidiana das pessoas, nos meios de produção e no futuro da humanidade.


Neste espaço, estão disponíveis recursos didáticos e de informação sobre o tema.


ícone áudio
Áudio
 ícone imagens
Imagens
ícone links
Links Interessantes
ícone simuladores
Simuladores
ícone bibliotecas
Sugestões de
Leituras
ícone vídeos
Vídeos

 



Áudio


Imagens


Sugestões de Leitura

Vídeos


Seta voltarVoltar ao topo

Recomendar esta página via e-mail: