Disciplina - Química

O processo das fermentações e os seus usos

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Esta atividade se desenvolverá no laboratório de informática educativa (LIE). Serão utilizados computadores com acesso à internet, projetor data show, caderno para anotações, caneta e lápis. O professor deverá organizar a turma em 3 grupos.


DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Inicialmente, o professor deverá apresentar as figuras 10, 11 e 12 para os alunos com o auxílio de um projetor data show. Fazendo referência a atividade 1, o docente deverá perguntar aos aluno: Vocês sabem como esses alimentos são produzidos? Qual é a química da fermentação? Já pararam para pensar como é realizado este processo? E em seguida, convidá-los a conhecer mais sobre cada um desses processos. O professor deverá comentar que as próximas duas atividades envolverão a Fermentação e a sua influência na produção dos alimentos como os apresentados nas imagens.

 Figura 10: Pão

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Fonte: http://come-se.blogspot.com.br/2007/07/po-com-fermentao-natural.html (acessado em 04/11/12).

Figura 11: Cerveja

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Fonte: http://biobiodoalcool.blogspot.com.br/2011/01/bebidas-alcoolicas-fermentadas.html (acessado em 04/11/12).

Figura 11: Iogurte

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Fonte:www.mercafacil.com.br/blog/iogurte-natural-de-baixa-gordura-feito-em-casa/ (acessado em 04/11/12).

Após a conversa introdutória, o professor deverá propor aos alunos conhecerem a origem, definição, o uso e os fundamentos de cada um dos processos de fermentação. Os alunos irão pesquisar e preparar um seminário onde deverão apresentar as reações químicas e os mecanismos químicos envolvidos nos processos. Cada equipe ficará com um tema que o professor indicará posteriormente. A série de seminários será chamada na rede social da turma como “O processo das fermentações e os seus usos”.

Instruções sobre o Seminário:

- Deverá ser marcado um dia e o tempo máximo para as apresentações dos seminários;

- O seminário deve conter introdução ao tema, desenvolvimento e conclusão.

- A exposição temática será através da elaboração de slides e uso do projetor data show;

- Os alunos deverão contextualizar o tema expondo os conceitos, processos e exemplos, inclusive mostrando a reação química (reagentes e produtos);

- Ao final das apresentações os grupos devem fornecer a bibliografia utilizada e o professor deverá levantar uma problemática entre os alunos com a seguinte pergunta: “Fermentação e respiração anaeróbia são os mesmos processos? Justifiquem” (Proposta de discussão baseada no livro Biologia, Volume único – 2ª Edição, Armênio Uzunian e Ernesto Birner, Editora Harbra).

- Após a discussão do tema proposto, deverá ser disponibilizado um tempo para perguntas da plateia e do professor.


Temas e sites para a pesquisa:

- Equipe 1: Fermentação láctica

Fermentação

http://www.infoescola.com/biologia/fermentacao/

Fermentação

http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/fermentacao.htm

Fermentação

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fermentacao/fermentacao.php

Fermentação Lática

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bioquimica/bioquimica4.php

Fermentação Lática

http://catarina-biogeo.blogspot.com.br/2009/05/fermentacao-lactica.html

* Todos os sites tiveram acesso em 04/dezembro/2012.

 

- Equipe 2: Fermentação acética:

Fermentação

http://www.infoescola.com/biologia/fermentacao/

Fermentação acética

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fermentacao/fermentacao-acetica.php

Sistema de Produção de Vinagre

http://www.ufjf.br/baccan/files/2011/05/Caracter%C3%ADsticas-dos-Vinagres-brasileiros-Dados-da-Embrapa.pdf

* Todos os sites tiveram acesso em 04/dezembro/2012.

 

- Equipe 3: Fermentação alcoólica

Fermentação

http://www.infoescola.com/biologia/fermentacao/

Fermentação

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bioquimica/bioquimica3.php

Fermentação

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fermentacao/fermentacao.php

A fermentação alcoólica e o vinho

http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/fermentacao-alcoolica-vinho.asp

Sistema de Produção de Vinho Tinto

http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Vinho/SistemaProducaoVinhoTinto/fermentacao.htm

Fermentação Alcoólica

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alcoolismo/fermentacao-alcoolica.php

* Todos os sites tiveram acesso em 04/dezembro/2012.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, os alunos irão desenvolver a atividade proposta.

 

DISCUSSÃO:

Após as apresentações dos seminários, o professor deverá propor uma discussão entre os alunos, a partir dos seguintes questionamentos: O músculo humano realiza fermentação? Qual? Como ocorre esse processo? Espera-se que os alunos lembrem que parte da energia necessária para a contração muscular durante um esforço muscular intenso é obtida por um tipo de fermentação, um mecanismo de “queima” de alimento sem utilização de gás oxigênio. Então, as células ao mesmo tempo em que estão respirando, também estão realizando fermentação láctica para obter uma energia maior (Discussão baseada no livro Biologia, Volume único – 2ºEdição, Armênio Uzunian e Ernesto Birner, Editora Harbra).

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Neste momento, o professor deverá formalizar o conteúdo abordado. Para isso eles deverá escrever no quadro as tabelas abaixo, e junto com os alunos preenchê-la. A cada lacuna preenchida, o professor deverá revisar o assunto com os alunos.

 

Processo químico envolvido / Reação química

 

Exemplos

Fermentação láctica

 

Iogurtes, Coalhadas

Fermentação acética

 

 

Fermentação alcoólica

Glicose -> 2 ácido pirúvico

-> 2 CO2 + 2 etanol + 2 ATP

 

 

Diferença das fermentações

Fermentação láctica

Fermentação alcoólica

Fermentação acética

Produto final é ácido lático

 

 

Formação do ácido acético

 

 

Fermentação é realizada por fungos

 

 

 

 

 

Fonte: Criação do autor.


Essa atividade foi extraída da aula A fermentação e sua importância na produção de alimentos da professora Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares e colaboradores - Fortaleza - CE Universidade Federal do CE. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
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