Disciplina - Química

Hora de fazer - bebida típica nordestina Aluá

INSTRUÇÕES INICIAIS

Esta atividade se desenvolverá no laboratório de informática educativa (LIE), como também na sala de aula. Serão utilizados computadores com acesso à internet, projetor data show, caderno para anotações, caneta, lápis e os materiais necessários para a realização dos experimentos. O professor deverá organizar a turma em 4 grupos.


3.1 Introdução

Inicialmente, o professor deverá conversar com os alunos sobre o Aluá:

- Vocês já ouviram falar na bebida tipicamente nordestina denominada Aluá?

- Como ela é feita? Quais os ingredientes?

- Como eles reagem?

Após esse momento inicial, o professor deverá apresentar no projetor data show o texto Aluá, disponível no site: http://povodoaxe.blogspot.com.br/2009/07/alua.html (acessado em 04/12/12).

Em seguida, ele deverá apresentar a imagem abaixo:

Figura 13: Sanduíche com picles.

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Fonte: http://economia.uol.com.br/album/2012/07/31/veja-os-lanches-em-promocao-nas-redes-de-fast-food.jhtm (acessado em 04/12/12).

Os seguintes questionamentos deverão ser propostos aos alunos: “Vocês já comeram os famosos sanduíches da Mc’Donalds? Já perceberam que entre as verduras dos sanduíches existe uma que se destaca por conta do sabor azedinho? Essa verdura é conhecida como Picles. Mas, vocês sabem o que realmente ela é? Como é feita?”.

O docente deverá explicar que os Picles são pepinos que passam por um processo de fermentação com vinagre e comentar ainda que existem outros tipos de picles feitos com diferentes vegetais em conserva.

Após esse momento, o docente deverá propor aos alunos a realização de alguns experimentos apetitosos, sobre o que foi aprendido nas atividades anteriores e que envolverão também a bebida Aluá e o Picles: “Que tal produzirmos pão, vinho, queijo, aluá e picles para observarmos a fermentação em ação e apreciar o sabor que produz nos alimentos?”.

O professor deverá colocar um experimento por equipe, como sugere-se abaixo:


- Equipe 1: Produção do Picles

Picles

http://pt.wikipedia.org/wiki/Picles

Picles caseiro

http://tudogostoso.uol.com.br/receita/3403-picles-caseiro.html

 

- Equipe 2: Produção do Pão

Receitas de Pão | Como Fazer Pão

http://www.criarfazergratis.com/receitas-de-como-fazer-pao/

Química do pão

http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/quimica-pao.htm

 

- Equipe 3: Produção do vinho

Enólogo da Embrapa ensina receita caseira para produção de vinho

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2012/03/enologo-da-embrapa-ensina-receita-caseira-para-producao-de-vinho.html

Como é feito vinho

https://www.youtube.com/watch?v=kGY3KG3EdfE

 

- Equipe 4: Produção do Aluá

Aprenda a fazer um aluá, bebida típica das festas juninas

http://g1.globo.com/ceara/noticia/2012/06/aprenda-fazer-um-alua-bebida-tipica-das-festas-juninas.html

Receita de Aluá de Abacaxi

http://receitasnarede.com/receita/alua-de-abacaxi

* Todos os sites tiveram acesso em 04/dezembro/2012.

 

-Instruções sobre os experimentos

- Os experimentos deverão ser feitos de acordo com as instruções dos sites sugeridos;

- As equipes deverão realizar os experimentos em casa (extrassala) no período de 15 dias, o passo a passo do experimento deverá ser fotografado;

- Os alunos deverão organizar as fotos, como também as informações sobre as reações envolvidas no experimento, para posterior apresentação aos colegas;

- Cada grupo criará um álbum no Facebook onde postará as fotos em sequência com as explicações do processo;

- Deverá ser marcado um dia para as equipes apresentarem seus dados e conclusões sobre a produção do alimento;

- As equipes deverão trazer o pão, o picles, o vinho, o queijo e o aluá produzido para todos os colegas e o professor degustarem no dia da apresentação.

Logo em seguida, o professor deverá levantar uma discussão entre os alunos com a seguinte pergunta: “Qual o motivo da presença de bolhas gasosas na cerveja?”. Com essa pergunta os alunos deverão lembrar que na fermentação alcoólica há produção de gás carbônico, responsável pela produção das bolhas. Nas outras bebidas também produzidas pela fermentação alcoólica, como o vinho e a cachaça, não há formação de bolhas, pois o CO2  já se desprendeu totalmente (Discussão baseada no livro Biologia, Volume único – 2ª Edição, Armênio Uzunian e Ernesto Birner, Editora Harbra).

Sugere-se um período de 15 dias para a pesquisa, preparo e produção dos produtos. Após este prazo, deverá ser compartilhado na sala de aula o resultado e conclusões dos grupos. A produção destes alimentos pode se repetir durante a semana cultural ou de ciências da escola para os alunos apresentarem aos colegas das outras séries o processo interessante da fermentação!

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Uma levedura muito amiga

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16748

Microrganismos e a fermentação

http://www.slideshare.net/ilopes1969/microrganismos-e-fermentao#btnNext


Sugestões de links para professores:

Fermentação Láctica - Prof. Dorival Filho

http://www.youtube.com/watch?v=eTbRJjIZOIQ


Links que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Notícia:

“Professor deve usar plano de aula como guia, permanecendo atento aos imprevistos”

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=130

* Todos os sites tiveram acesso em 20/novembro/2012.


Esta atividade foi adaptada da aula A fermentação e sua importância na produção de alimentos da professora Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares e colaboradores - Fortaleza - CE Universidade Federal do CE. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
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