Disciplina - Química

De olho nos alimentos

Instruções iniciais:
  • Esta atividade acontecerá fora na sala de aula e em espaços extrassala;
  • Serão utilizados computadores com acesso à internet, caderno para anotações, projetor data show, câmera digital ou celular com câmera, caneta e lápis.
  • O professor deve combinar com os alunos algumas regras para a execução da atividade, como:

1)      Todos os participantes devem colaborar com a atividade;

2)      É de responsabilidade do grupo o registro das informações;

Inicialmente, o professor deverá apresentar no projetor data show as figura 1 e 2. e começar uma conversa introdutória com os alunos. Vocês já pararam algum dia para ler os rótulos dos alimentos são vendidos em supermercados? Vocês fazem ideia do que comem? Será que nos rótulos são informados todos os aditivos alimentares presentes naquele alimento? Que tal fazermos uma pesquisa nos produtos industrializados que consumimos?

Figura 1: Supermercado

supermercado

fonte: http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/6169-diferenca-entre-aditivos-e-conservantes/

Figura 2: Alimento em conserva

alimento em conserva

Fonte: http://www.dicascaseiras.com/2012/03/02/cuidados-ter-com-aditivos-na-alimentacao-alimentos/

O objetivo desta atividade é que cada equipe identifique os aditivos estudados anteriormente, em uma atividade extrassala, podendo fazer suas buscas em casa ou no supermercado.

Em primeiro momento, o professor deverá orientar ao grupo que selecione alguns alimentos e verifique as embalagens ou rótulos, a fim de identificar os aditivos químicos utilizados para a fabricação dos mesmos (cada equipe deverá procurar alimentos que contenham a substância estudada na atividade 1). O próprio professor pode levar alguns rótulos para serem utilizados como exemplo no momento da explicação.

2.2 Momento fora da classe:

Os alunos devem selecionar e registrar o nome do alimento e coletar dados como: os aditivos encontrados e o tempo de duração, pois alguns alimentos podem durar anos. Podendo também registrar com imagens (fotografias).

Quando primeira etapa (coleta dos dados) estiver concluída, os alunos deverão expor seus alimentos e os demais dados para a turma.

Os dados da pesquisa deverão ser expostos em um Blog da turma.

2.3 Criando um Blog

O docente deverá propor aos alunos a criação de um Blog. Este será utilizado durante dois meses para que professor e alunos possam discutir sobre os aditivos alimentares que será abordado durante as três atividades.

Inicialmente, o professor criará o Blog com o auxílio dos alunos, utilizando o projetor data show para que todos possam visualizar e ajudá-lo a criar a página do Blog. Seguem instruções necessárias para a criação de um Blog: http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA. Na seção Recursos Complementares outros tutorias de como criar um Blog.

Os alunos devem ter cuidado com a linguagem utilizada na internet, principalmente em relação à clareza e a objetividade. Recomenda-se que o professor acompanhe os comentários postados no Blog com o objetivo de interferir no momento adequado durante o desenvolvimento de atividades utilizando esse recurso.

2.3 Publicando no Blog

A exposição da pesquisa no Blog deverá ser feita da seguinte maneira: Os alunos deverão postar a Imagem/Nome do alimento, juntamente com o seu tempo de duração. Apresentar também quais os aditivos presentes no produto escolhido. E mencionar a função do aditivo selecionado. Os alunos no final de todas as postagens devem responder no Blog as seguintes perguntas: Qual aditivo é mais utilizado e quais os alimentos que mais possuem essas substâncias?

2.3. Finalizando a atividade

Para a conclusão da atividade o professor deverá questioná-los da seguinte maneira no Blog da turma: “Encontramos em alguns alimentos mais de um aditivo. Vocês acham que alimentos com aditivos químicos podem ser prejudiciais a nossa saúde? Em algum caso eles podem trazer benefícios? Esses aditivos poderiam ser evitados nos alimentos? Alimentos com aditivos podem ser evitados ou substituídos? Como?”

Tabela 2 - Cronograma da atividade 2

Cronograma da atividade 2

Etapas

Ações

Duração

Local

1ª etapa

Orientação sobre a atividade

1 hora/aula

Sala de aula

2ª etapa

Pesquisa de campo

10 dias

Extrassala

3ª etapa

Criação do Blog

1 hora/aula

Lie

4ª etapa

Postagens da pesquisa no Blog

10 dias

Extrassala

5ª etapa

Discussão temática no blog

5 dias

Extrassala

 
Fonte: Criação do autor

Esta atividade foi extraída da aula Aditivos químicos X Saúde: O que podemos descobrir? da professora Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares e colaboradores - Fortaleza - CE Universidade Federal do CE. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: