Disciplina - Química

Em que os aditivos interferem na nossa saúde

Instruções iniciais:

Serão utilizados computadores com acesso à internet, projetor data show, caderno para anotações, caneta e lápis. O professor deverá dividir a turma em quatro grupos.

Inicialmente, o professor deverá perguntar aos alunos se eles conhecem os riscos causados pelo uso de aditivos alimentares. Será que existem vantagens do uso desses aditivos na produção de alimentos, ou apenas desvantagens? Vocês conhecem doenças causadas pelos aditivos? O professor deverá apresentar para os alunos o vídeo Associação quer alerta sobre uso de aditivos através do uso do projetor data show, o vídeo tem duração de 2 minutos e 11 segundos e está disponível no site: http://www.youtube.com/watch?v=nZmum34rgRs

3.1. Afinal, os aditivos são vilões ou mocinhos?

Após a conversa introdutória, os alunos serão orientados a pesquisar sobre os riscos e os benefícios que cada um dos aditivos pode trazer a nossa saúde, sobre como podemos evitá-los na nossa alimentação e sobre as doenças que estão relacionadas com o uso de aditivos alimentares.

Cada equipe deverá elaborar um texto dissertativo sobre o seu respectivo tema (que será dado posteriormente).

A estrutura do texto deverá ser: Introdução – Desenvolvimento – Conclusão.

Na secção Recursos Complementares, sites com dicas sobre como fazer textos dissertativos.

Os textos deverão ser postados no Blog da turma, cada equipe ficará responsável pela publicação do seu texto.

3.2 É hora de pesquisar!!!

O professor deverá apresentar aos alunos como deve ser feita a atividade:

  • Orientar que a pesquisa deve ser feita na internet, além dos sites indicados, os alunos poderão pesquisar em outros sites.

Segue abaixo sugestão de sites para a pesquisa:

- Equipe 1: Tema: Os benefícios dos aditivos

Sites para pesquisa:

Aditivos, será que precisamos mesmo deles? 

 http://www.eufic.org/article/pt/seguranca-e-qualidade-alimentar/aditivos-alimentares/artid/aditivos-precisamos-mesmo-deles/                   

Saiba os Benefícios e Malefícios causados pelos Aditivos utilizados nos alimentos  

http://www.cidadesaudavel.com.br/2009/alimentacao/mostra.php?id=13

Vantagens e Desvantagens dos Conservantes de Alimentos Artificiais

http://www.i-legumes.com/beneficios-saude/vantagens-e-desvantagens-dos-conservantes-de-alimentos-artificiais/

Aditivos alimentares: apesar da má fama, são indispensáveis para os alimentos

http://maisequilibrio.terra.com.br/aditivos-alimentares-apesar-da-ma-fama-sao-indispensaveis-para-os-alimentos-2-1-1-250.html

Conheça os edulcorantes calóricos

http://www.sodietas.com/conheca-os-edulcorantes-caloricos/

Observação: os alunos deverão abordar as vantagens e os benefícios do uso dos aditivos

*Os sites tiveram acesso em 23/janeiro/2013.

- Equipe 2: Tema: Os riscos dos aditivos

Sites para pesquisa:

Saiba os Benefícios e Malefícios causados pelos Aditivos utilizados nos alimentos

http://www.cidadesaudavel.com.br/2009/alimentacao/mostra.php?id=13

Aditivos alimentares e seus malefícios

http://www.saudevital.org/2012/01/aditivos-alimentares-e-seus-maleficios.html

ADITIVOS QUÍMICOS ALIMENTARES – TOXICOLOGIA

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/205720

Vantagens e Desvantagens dos Conservantes de Alimentos Artificiais

http://www.i-legumes.com/beneficios-saude/vantagens-e-desvantagens-dos-conservantes-de-alimentos-artificiais/

Observação: os alunos deverão abordar as os riscos e as desvantagens do uso de aditivos.

*Os sites tiveram acesso em 23/janeiro/2013.

- Equipe 3: Tema: Como não usar aditivos?                                   

Alimentos orgânicos e convencionais

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/aditivos-quimicos/alimentos-organicos-e-convencionais.php

Corantes Naturais em Alimentos

http://www.cintiapenso.com.br/coluna.php?codigo=12

Corantes naturais dão vida à comida e afastam doenças

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/5498-corantes-naturais-dao-vida-a-comida-e-afastam-doencas

Edulcorantes/adoçantes naturais

http://www.esmeraldazul.com/pt/sugestoes/edulcorantes-adocantes-naturais/          

Lecitina: uma substância muito especial

http://www.yellow-egg.com/wPortugal/eierinfos/lecithin_ein_ganz_besonderer_Stoff.shtml?navid=14

Beterraba

http://alimentos-saude.blogspot.com.br/2009/07/beterraba.html

Observação: a equipe deverá abordar os sobre alguns aditivos naturais e sobre os seus benefícios.

*Os sites tiveram acesso em 23/janeiro/2013.

- Equipe 4: Tema:  Doenças e o os aditivos.

Doenças Causadas Pelo Uso de Aditivos Químicos

http://pt.shvoong.com/exact-sciences/chemistry/1907878-doen%C3%A7as-causadas-pelo-uso-aditivos/                                  

Como os Aditivos Químicos afetam nossa saúde? 

http://quimicosaditivos.blogspot.com.br/2011/11/como-os-aditivos-quimicos-afetam-nossa.html            

Doenças causadas pelo uso de aditivos químicos

http://aditivosqmicos.blogspot.com.br/2011/11/doencas-causadas-pelo-uso-de-aditivos.html

Corante alimentar provoca problemas de saúde

http://www.iesb.br/moduloonline/napratica/?fuseaction=fbx.Materia&CodMateria=6608

Observação: os alunos deverão abordar as doenças causadas pelo uso dos aditivos alimentares.

*Os sites tiveram acesso em 23/janeiro/2013.

3.3. Divulgando e alertando!!!

Após as postagens de todos os textos no Blog, o professor poderá propor aos alunos a realizarem uma Campanha Virtual alertando sobre os riscos do uso de aditivos. Os alunos deverão postar a campanha no Blog da turma, sendo necessário divulgar a página entre amigos e familiares.

A Campanha deve ter imagens, frases informativas, vídeos, enfim, os alunos deverão usar a criatividade e os seus conhecimentos sobre o assunto!

Todos os alunos deverão se juntar para elaborarem a Campanha virtual, o professor também deverá auxiliar os alunos. Nesse momento os alunos poderão se reunir no LIE para realizarem a atividade.

  • Após a elaboração e divulgação da Campanha Virtual, o professor deverá postar no Blog o seguinte comentário: “Se esse estudo sobre os conservantes fez com que eles tivessem mudanças alimentares e quais/como foram essas mudanças”. Todos os alunos deverão comentar e postar sua opinião na rede social da turma.

Tabela 3 - Cronograma da atividade 3

Cronograma da atividade 3

Etapas

Ações

Duração

Local

1ª etapa

Orientação sobre a atividade

1 hora/aula

Sala de aula

2ª etapa

Pesquisa nos sites sugeridos

3 hora/aula

LIE

3ª etapa

Elaboração dos textos dissertativos

1 semana

Extrassala

4ª etapa

Postagens dos textos no Blog

3 dias

Extrassala

5ª etapa

Elaboração e divulgação da Campanha Virtual

1 semana

LI E

Extrassala

6ªetapa

Comentário do professor e alunos

5 dias

Extrassala

 
Fonte: Criação do autor
Esta atividade foi extraída da aula Aditivos químicos X Saúde: O que podemos descobrir? da professora Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares e colaboradores - Fortaleza - CE Universidade Federal do CE. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: