Disciplina - Química

Construção de barcos de garrafa PET

Utilizaremos materiais que seriam descartados para aplicar e desenvolver novos conhecimentos.

Tendo sido investigada pelos alunos a densidade dos gases, podemos propor uma atividade onde os alunos vão aplicar os conhecimentos adquiridos e de uma forma lúdica. Além disso, novas habilidades serão envolvidas, como criatividade, habilidade motora, trabalho em grupo, inovação.

Dentro do assunto também poderá ser abordada a questão do meio ambiente e atitudes que promovem a sua preservação. Tratar do assunto de lixo jogado em vias públicas é sempre uma boa oportunidade para conscientização dos jovens e para que eles atuem em suas comunidades de origem.

A turma será dividida em grupos (no mínimo 4 alunos) e serão repassados a eles as instruções e tarefas. O trabalho será realizado em casa ou na própria escola, havendo disponibilidade de horário. Cada grupo deverá documentar suas atividades e fazer um registro em vídeo do teste do barco.

O objetivo é montar um barco com 1 ou 2 garrafas PET inteiras, de capacidade de 2 ou 2,5 litros, e que tenha algum sistema de propulsão (pás de madeira, balão de gás, motor elétrico, alguma reação geradora de gás como vinagre e bicarbonato).

O vídeo (duração 12:07) pode dar uma ideia inicial: Como fazer um barco de garrafa PET -  https://www.youtube.com/watch?v=1AkdtIvvMaw

Para apresentação dos resultados obtidos poderemos reunir os barcos em uma competição. Poderá ser agenda a utilização da piscina do colégio ou de um clube esportivo. Não havendo essa possibilidade, podemos pedir aos alunos para registrarem o teste em vídeo e medirem o deslocamento do barco. Em sala de aula serão computados os deslocamentos de todos os grupos e declarado o(s) grupo(s) vencedor(es) do torneio.


Esta atividade foi extraída da aula Corrida de barcos: aplicando o conhecimento de densidade dos gases do professor Emerich Michel de Sousa de Viçosa - MG Col. de Aplic da UFV – Coluni. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.

Recomendar esta página via e-mail: