Disciplina - Química

Viajando no conhecimento

Nesta atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados pelo/a professor/a a acessar o site abaixo, no qual poderão, por meio da visualização de uma mídia educativa, aprender um pouco mais sobre a fórmula química do sabão. Vale destacar que o site é autoexplicativo: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.

3

 

Roupa suja se lava na escola  


Finalizada a visualização da mídia educativa, cabe ao/a professor/a promover a verificação e consolidação do conteúdo mediante a apresentação das questões abaixo  para que os alunos as respondam oralmente.

1 – Qual é a diferença entre óleo e gordura?

2 – Qual substância é utilizada para reagir com a gordura para que esta se transforme em sabão?

3 – Escreva a equação química da reação dos triglicerídeos (gorduras) com uma base forte (NaOH).

Atividade – Pesquisando no Laboratório de Química

Nessa atividade, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização do Experimento 1 no Laboratório de Química.
No primeiro momento da atividade, cabe ao/a professor/a providenciar os materiais necessários para elaboração do Experimento 1. No segundo momento, o/a professor/a deverá separar todos os materiais necessários para a elaboração do Experimento 1. No terceiro momento, o/a professor/a, posicionado na bancada do Laboratório de Química, deverá apresentar cada um dos materiais aos alunos/as. No quarto momento, o professor/a deverá explicar, também posicionado na bancada, os procedimentos pertinentes ao Experimento 1. No quinto, o/a professor/a deverá conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante. Os materiais e procedimentos se encontram detalhados no site abaixo.

Experimento 1: Produção de sabão

 

Produção de sabão 


Esta atividade foi extraída da aula "Aprendendo química do cotidiano por meio do método científico: reaproveitando materiais e fabricando sabão" da professora Delma Faria Shimamoto de Uberlândia - MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.

Recomendar esta página via e-mail: