Disciplina - Química

Analisando a composição química dos alimentos / seres vivos

Na atividade em que realizará a atividade, forneça aos alunos a tabela a seguir, previamente impressa (pode ser em tamanho reduzido – até quatro por página) com a seguinte instrução:

Analise a embalagem de cada um dos alimentos da lista, marcando o valor da porção e a quantidade em gramas dos três componentes, CIRCULANDO COM CANETA COLORIDA o componente químico que aparece em maior quantidade.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/555/imagens/tabela_alimentos.jpg

Para verificar os dados pesquisados nas embalagens, você professor, pode projetar a tabela no quadro de escrever e realizar o mesmo procedimento que os alunos, marcando um X na substância que cada alimento possui em maior quantidade. Isso funciona como uma correção da atividade realizada e permite alguns comentários, refletindo sobre:

• A quantidade equilibrada de substâncias no leite (o que o caracteriza como alimento completo) e as diferenças entre os tipos integral, semi-desnatado e desnatado).

• A presença de proteínas em quantidade significativa em alguns vegetais como o feijão (além da presença de proteína nas carnes).

Também durante a análise dos resultados obtidos na tabela, podem ser apresentadas as principais funções de cada substância para o organismo vivo e a importância de sua presença na alimentação.


Esta atividade foi extraída da aula "Substâncias da Vida / Componentes Químicos do Ser Vivo" do professor Alfredo Francisco Pliessnig, de Telêmaco Borba - PR. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: