Disciplina - Química

Identificando transformações no lixo doméstico

O professor deverá orientar aos alunos para que façam observações do lixo em sua casa por, no mínimo, 5 dias. Deverão ficar atentos às transformações que os resíduos destinados ao lixo forem apresentando a cada dia, registrando-as por meio de fotos.

Além do registro meio de imagens, os alunos deverão construir uma tabela onde registrarão as transformações observadas nos resíduos jogados no lixo de sua casa. Deverão destacar pelo menos quatro tipos de resíduos e as transformações sofridas por eles ao longo desses dias de observação.

Sugestões de aspectos a serem observados e anotados em “mudanças observadas”: liberação de gases (cheiro); mudança de cor (escurecimento); alterações de textura dos materiais (amolecimento ou endurecimento) etc., que caracterizam a ocorrência de reações químicas.

Transformações

Mudanças observadas

1- Apodrecimento de uma fruta

 

2-

 

3-

 

4-

 

 

 

Apresentação e discussão dos dados

Após a realização da atividade 3, na aula seguinte, os alunos deverão se reunir em grupos de 5 e cada grupo deverá fazer as atividades descritas nos itens a seguir. Estas atividades deverão ser apresentadas em sala de aula e, posteriormente, enviadas ao professor por e-mail (ou passadas para o seu computador por pen-drives) para avaliação.

  1. Organizar os dados coletados por cada aluno, construindo um painel de fotos que consolide o que foi registrado pelo grupo.
  2. Construir uma tabela única de registros que deverá consolidar as informações obtidas pelo grupo. Terminada a tabela, deverá ser salva no mesmo pen-drive usado na atividade 1, para apresentação.
  3. Produzir um texto que descreva o que foi feito na atividade e que apresente considerações a respeito do tema, como as sugeridas nas questões a seguir, que deverão ser propostas pelo professor para discussão:
  • O que acontece com o lixo com o passar do tempo?
  • Que materiais destinados ao lixo sofrem transformações ao final de uma semana? Que tipos de mudanças foram observados?
  • Das transformações observadas, o que  vocês classificam como reações químicas? Por quê?
  • Que materiais, aparentemente, não sofrem transformações no lixo no período observado? A que vocês atribuem este fato?   

Após a apresentação dos grupos, o professor deverá fazer um fechamento tendo como referência aquilo que os alunos trouxeram, focalizando as transformações (reações) químicas presentes nos dados apresentados. Enfatizar que, com o passar do tempo, os resíduos sólidos que são destinados ao lixo sofrem uma série de transformações, mudanças. Muda a cor, o cheiro, a aparência. Ou seja, as características iniciais do lixo depois de certo tempo mudam consideravelmente. Um bom exemplo dessas transformações é a degradação de alimentos. Não há dúvida de que as características de um alimento mudam depois que ele vai para o lixo. Identificar essas transformações é fundamental no estudo da Química.  Mas é também muito importante pelos impactos ambientais que provocam.

Dito isso, o professor deverá apresentar e explorar a seguinte imagem. Apresentá-las aos alunos por meio de projeção utilizando o aparelho data show ou disponibilizá-las em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. 

ciclo matéria orgânica

Imagem disponível em: http://www.chacaradeorganicos.com.br/wp-content/uploads/2010/07/Compostagem.jpg. Acessado em 15/05/2011.


Esta atividade foi extraída da aula "Tem química no lixo" da professora Selma Gonzaga Silva de Uberlândia - MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: