Disciplina - Química

História em quadrinho - fenômenos químicos

Esta atividade envolve histórias em quadrinhos, que é uma ótima estratégia de ensino para abordar um determinado assunto, além de facilitar dois tipos de linguagem que é a escrita e a visual. A história em quadrinho utilizado como recurso pedagógico é uma ótima opção para inserir um conteúdo em sala, pois, os quadrinhos são uma linguagem de fácil entendimento, divertida e estimulante. Com isso, vamos utilizar a história em quadrinho como uma ferramenta e/ou estratégia de ensino para abordar o assunto fenômeno químico.

Então, para começar a realizar a atividade é simples, o professor deverá propor aos alunos que acessem o endereço da imagem disponível e visualizem o quadrinho abaixo. Logo após a observação, cada aluno deverá construir uma história em quadrinhos explicando um fenômeno químico, o quadrinho de exemplo poderá ser referência, porém é importante que os alunos utilizem a criatividade e construa outra historinha que exemplifique outro fenômeno químico, que não seja a queima do palito de fósforo. Ao final do desenho, os alunos deverão scannear a historinha e enviar por e-mail para o professor, assim, o professor poderá fazer as devidas correções se necessário. O professor poderá propor aos alunos uma exposição com as historinhas criadas pelos alunos focando na proposta do estudo dos fenômenos químicos. Além de ser uma atividade divertida, o aluno poderá expor a sua criatividade e criticidade na elaboração dos desenhos e com isso poderá revelar outras características que até então estava escondida tanto para o aluno quanto para o professor.

Exemplo de historinha em quadrinhos disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_c6O6g-8NzfU/S6vBb6XmZYI/AAAAAAAAABc/h4QItK_k3mM/s1600/quimica0011.jpg


Esta atividade foi extraída da aula "O que são Fenômenos Químicos?" do professor Lindomar de Oliveira Untaler de Uberlândia - MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.

Recomendar esta página via e-mail: