Disciplina - Química

Conhecendo a ação dos catalisadores

INSTRUÇÕES INICIAIS:

Esta atividade ocorrerá no LIE, e serão utilizados computadores com acesso à Internet, caderno para anotações, máquina digital ou celular com câmera, caneta e lápis. 

COMO AS FRUTAS AMADURECEM? CONTE SUA TÉCNICA. 

Inicialmente, o professor questionará os alunos: “Como acelerar o amadurecimento das frutas?”. É importante estimular os alunos a refletirem sobre as técnicas que eles descreveram, buscando o porquê do sucesso de tal técnica. Em seguida, os alunos deverão ler a reportagem Como as frutas ficam maduras? Pergunte ao etileno disponível no seguinte endereço eletrônico: http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/como_as_frutas_ficam_maduras__pergunte_ao_etileno.html (acesso em 13/maio/2012).

Após essa conversa introdutória, o professor deverá chamar a atenção dos alunos para o fato de que o amadurecimento das frutas é acelerado devido à presença do etileno, o catalisador da reação, informando que este tipo de substância será abordado nesta atividade.

PRODUZINDO UMA NOTÍCIA PARA O JORNAL ESCOLAR – MANCHETE: OS CATALISADORES EM NOSSO COTIDIANO

Com a turma organizada em quatro grupos, o professor deverá propor a elaboração de uma notícia sobre os catalisadores para apresentar a ação dessas substâncias em nosso cotidiano, como por exemplo, na produção de anticoncepcional, materiais de limpeza e até um tipo de sangue. 

PESQUISANDO...

Seguem abaixo temas, links e orientações para a pesquisa que reunirá as principais informações sobre o assunto:

Tema 1: O que é um Catalisador?

http://www.soq.com.br/conteudos/em/cineticaquimica/p6.php

 http://www.alunosonline.com.br/quimica/catalisadores.html

 http://www.marco.eng.br/cinetica/trabalhodealunos/CineticaBasica/influencia.html

Orientação: o grupo deverá abordar o conceito e ação dos catalisadores nas reações químicas.

 

Tema 2: As enzimas

- Catalisadores no corpo humano: as enzimas e a digestão

 A boa digestão depende das Enzimas - http://www.docelimao.com.br/site/desintoxicante/alimentacao-viva/66-a-boa-digestao-depende-das-enzimas.html

O poder milagroso das enzimas - http://curiosidades-galeriacores.blogspot.com.br/2007/10/o-poder-milagroso-das-enzimas.html

 

- Notícia- Curiosidades: Descoberto enzimas para criar sangue universal zero

http://lambaritalia.blogspot.com.br/2010/04/descoberto-enzimas-para-criar-sangue.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+Lambaritlia+(LAMBARIT%C3%81LIA)

Orientação: o grupo deverá abordar o conceito das enzimas, sua importância na digestão e as curiosidades sobre as enzimas. Lembrando que os textos sobre as curiosidades devem ser em forma de notícia.

 

Tema 3: Os catalisadores e os produtos de limpeza

Aplicação de enzimas em produtos de limpeza: http://www.agracadaquimica.com.br/quimica/arealegal/slides/285.pps

Orientação: o grupo deverá abordar a relação das enzimas e sua importância nos produtos de limpeza.

 

Tema 4: Catalisadores no amadurecimento das frutas

A química por detrás do amadurecimento das frutas: http://quimicaparatodosuevora.blogspot.com.br/2011/01/quimica-por-detras-do-amadurecimento-da.html

Orientação: o grupo deverá abordar a influência dos catalisadores no amadurecimento das frutas.

* Todos os sites tiveram acesso em 11/julho/2012.

Após a pesquisa, cada um dos grupos deverá apresentar ao restante da turma os tópicos que pretendem abordar em seu texto para o jornal, assim como as possíveis dúvidas surgidas acerca do respectivo tema. O professor verificará a relevância dos tópicos e tirará as dúvidas do grupo.

 

REALIZANDO EXPERIMENTOS RELACIONADOS AO AMADURECIMENTO DE FRUTAS

Com o objetivo de explorar a ação de catalisadores de forma experimental, os alunos deverão realizar algumas ações relacionadas ao amadurecimento das frutas. Estes experimentos também serão publicados no Jornal Escolar. Sugere-se a seguinte divisão de experimentos:

Grupo 1: Tema 1: O que é um Catalisador? + Experimento A.1

Grupo 2: Tema 2: As enzimas + Experimento A.2

Grupo 3: Tema 3: Os catalisadores e os produtos de limpeza + Experimento B.1

Grupo 4: Tema 4: Catalisadores no amadurecimento das frutas + Experimento B.2

 

Experimento A: Amadurecimento das frutas A

Material necessário:

- 4 bananas verdes;

- 4 sacos plásticos;

- 4 folhas jornal.

Duas equipes ficarão com este experimento.

Procedimentos:

A.1 Uma equipe deverá realizar o seguinte procedimento: os alunos devem embrulhar uma das frutas verdes com jornal e outra com o saco plástico, a terceira não deve ser envolvida em nada, ela amadurecerá normalmente. As frutas devem ser mantidas em um local à temperatura ambiente. Qual banana amadureceu mais rápido? Como o saco plástico e o jornal influenciaram no amadurecimento das frutas?

A.2 A outra equipe deverá realizar o mesmo procedimento, mas a banana deve ser mantida em um local mais quente. Será que o calor influenciou no amadurecimento da fruta? Em quantos dias a banana ficou amarela e madura? Houve diferença entre a banana que ficou no calor e a que ficou em temperatura ambiente?

Os alunos deverão fazer esse experimento em casa. Todos os dias, as frutas devem ser fotografadas, observando em qual condição o amadurecimento é mais rápido: embalada com jornal, saco plástico ou ao natural (sem embalagem). A equipe deverá fazer anotações sobre o experimento e organizar as fotos para serem publicadas no jornal.

Experimento baseado em Eteno e o amadurecimento de frutas disponível no seguinte endereço: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/eteno-amadurecimento-frutas.htm.

* Acesso em 11/julho/2012.

 

Experimento B: Amadurecimento das frutas B

Material necessário:

- 2 bananas verdes;

- 1 saco de papel (saco de pão);

- 1 tomate maduro;

- 1 maçã madura;

- 1 bandeja.

Duas equipes ficarão com este experimento.

B.1 Uma equipe deverá colocar no saco de papel as bananas verdes, o tomate maduro e a maçã madura. Fechar o saco e colocar em um local com temperatura ambiente. Em quantos dias a banana irá amadurecer? O saco irá influenciar neste amadurecimento? E como o tomate e a maçã contribuíram para o amadurecimento da banana?

B.2 A outra equipe deverá colocar as bananas verdes, o tomate maduro e a maçã madura juntos em uma bandeja. Não coloque nada cobrindo as frutas e o tomate. Em quantos dias a banana amadureceu? O tomate e a maçã foram determinantes para acelerar este amadurecimento?

Os alunos deverão fazer esse experimento em casa. Todos os dias, as frutas devem ser fotografadas, observando em qual condição o amadurecimento é mais rápido: no saco de papel com o tomate e maçã maduros ou na bandeja. A equipe deverá fazer anotações sobre o experimento, e organizar as fotos para serem publicadas no jornal.

Experimento baseado em Como Amadurecer uma Banana disponível no seguinte endereço: http://pt.wikihow.com/Amadurecer-uma-Banana

Após um período a ser determinado pelo professor, os alunos devem se reunir para discutir os resultados. Entre as quatro equipes, qual banana amadureceu mais rápido? Qual o motivo desta ter amadurecido mais rápido em relação às outras? Alguma continuou verde? Qual banana ficou amarela mais devagar? Após conhecerem os resultados das outras equipes, os alunos devem construir juntos as observações e elaborar um texto para ser publicado no jornal.


Esta atividade foi extraída da aula "Como alterar a velocidade das reações químicas?" da professora Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares et al. de Fotaleza - CE. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.

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