Disciplina - Química

Criando um jornal escolar

O professor deverá propor aos alunos a criação de um Jornal Escolar que deverá conter informações interessantes sobre assuntos de Química. Sua primeira edição apresentará matérias sobre a velocidade das reações químicas, envolvendo os catalisadores, suas curiosidades e também os fatores determinantes e influentes em uma reação química, assuntos explorados nas atividades anteriores.

No tópico Produção de jornal na escola, localizado no site: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=textoapoio.ds_home&id_comunidade=15#146, é possível encontrar dois modelos de jornal para download. No hipertexto http://webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional/curso_le/modulo3/writer_praticas/writer_pratica2.htm (Sugestão do Portal do Professor) há informações para a construção de um jornal escolar no Writer.

E na seção Recursos Complementares, há mais dicas de como fazer um jornal escolar!

Seguem abaixo algumas sugestões para a estruturação do jornal:

- Os grupos terão uma semana para produzirem os textos;

- Os textos poderão ser produzidos extrassala, mas depois devem ser revisados pelo professor;

- Ficará a critério do professor a determinação do tamanho dos textos e demais elementos a serem acrescentados ao jornal;

- Os alunos devem ter atenção para a linguagem usada em jornais;

- Além dos textos, os discentes podem pesquisar na Internet outros dados sobre o seu tema como, fotos, imagens, gráficos;

- Deverá ser criada uma seção para o Experimento Amadurecimento das Frutas, com as fotos, as observações e os textos do experimento feitos pelos alunos;

- As fotos das frutas devem ser organizadas em sequência, de forma que se perceba o processo de amadurecimento da fruta ao longo dos dias;

- As bananas devem ser fotografadas todos os dias em todos os experimentos.

Com os textos finalizados, o professor deverá propor uma discussão com os alunos a respeito da seguinte indagação: “Seria possível acontecer algumas reações sem a ação dos catalisadores, como por exemplo, a ação do suco gástrico na digestão? Explique”. Esse tema será discutido entre os alunos e as respostas serão postadas em um Fórum no Jornal.

 

FINALIZAÇÃO

Reunido todo o material textual e gráfico produzido até o momento, professor e alunos deverão buscar promover uma divulgação do jornal entre os alunos da escola. Recomenda-se que as redes sociais e cartazes sejam utilizados com esse objetivo. Posteriormente, o jornal poderá ser impresso e distribuído para toda a escola com o apoio da coordenação pedagógica.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Bomba efervescente: parte 1: experimento prático Experimento prático
Reações químicas - Aí tem química - Fatores que contribuem para a reação entre duas ou mais substâncias Animação/simulação
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos

-Vídeos

Cinética Química - Catalisador

http://www.youtube.com/watch?v=HQUyMSYKIuw&feature=related

 

Colisões e Complexo Ativado

http://www.youtube.com/watch?v=FwCsAzpUgT4

 

Colisões, Complexo Ativado e Energia de ativação

http://www.youtube.com/watch?v=FJpaf7Z7u94

 

- Artigos

Como fazer História em Quadrinhos

http://www.historiadigital.org/tutoriais/como-fazer-historia-em-quadrinhos/

 

- Como fazer um jornal na escola?

http://www.leioeescrevomeufuturo.com.br/index.php/noticias/641-como-fazer-um-jornal-na-escola

 

- Saiba como fazer um jornal escolar (Sugestão do Portal do Professor)

http://maringa.odiario.com/blogs/odiarionaescola/2010/07/13/saiba-como-fazer-um-jornal-escolar/

 

Jornal Escola (Sugestão do Portal do Professor)

http://jornalescola.blogspot.com.br/

 

Tutorial Br.Office.Write

http://penta3.ufrgs.br/PEAD/tutoriais/write/


Esta atividade foi extraída da aula "Como alterar a velocidade das reações químicas?" da professora Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares et al. de Fotaleza - CE. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.

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