Disciplina - Química

Conhecendo biocombustíveis

INSTRUÇÕES INICIAIS

Esta atividade se desenvolverá no laboratório de informática educativa bem como em espaços extrasala. Serão utilizados computadores com acesso à internet, projetor data show, caderno para anotações, celular ou máquina digital, caneta e lápis. O docente deverá dividir a turma em quatro grupos, destacando que é fundamental a participação de todos os alunos para a realização da atividade.

1.1 O QUE SÃO BIOCOMBUSTÍVEIS?

Inicialmente, o professor deverá perguntar aos alunos: “Vocês já ouviram falar em Biocombustíveis?”; “E o que são Biocombustíveis?”. As respostas dos alunos devem ser anotadas na lousa e fotografadas (ou registradas de outra forma que possibilite uma consulta posteriormente).

Com o intuito de ampliar o conhecimento dos alunos acerca das principais características de um biocombustível, o docente deverá solicitar a leitura da seguinte reportagem:

http://www.infoescola.com/geografia/biocombustiveis/

Em seguida, os alunos deverão refletir e discutir sobre biocombustíveis a partir dos seguintes questionamentos: “Quando surgiu o biocombustível?”; “Por que o biocombustível é um assunto muito discutido apenas nos últimos anos?”; “Qual é a importância de pesquisar sobre este assunto?”; “Os biocombustíveis podem poluir?”; “Por que tantos investimentos em compostos que podem de alguma forma causar poluição?”.

1.2 CRIANDO UM BLOG

O docente deverá propor aos alunos a criação de um Blog. Este será utilizado durante dois meses para que professor e alunos possam discutir sobre biocombustíveis ou sobre quaisquer outros assuntos, pois este recurso pedagógico poderá ser explorado a partir de outros temas e/ou atividades.  

Inicialmente, o professor criará o Blog com o auxílio dos alunos, utilizando o projetor data show para que todos possam visualizar a tela do computador e ajudá-lo a criar a página do Blog. Seguem instruções para a criação de um Blog: http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA ou http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf.

É importante conscientizar os alunos acerca da linguagem a ser utilizada em uma página na internet, principalmente no que diz respeito à clareza e a objetividade, lembrando-os ainda do “alcance” que os escritos deles poderão ter através de um blog.

Sugere-se que o professor acompanhe os comentários postados no Blog com o objetivo de interferir no momento adequado durante o desenvolvimento de atividades utilizando esse recurso.

1.3 ESCREVENDO SOBRE O TEMA PESQUISADO

Os alunos pesquisarão sobre vários subtemas relacionados aos biocombustíveis. Em seguida, cada grupo deverá elaborar um texto, com no mínimo 15 linhas, baseado nos sites e artigos sugeridos e ainda nos conhecimentos prévios sobre o assunto. Este texto será postado no blog da turma.

O professor deverá informar aos alunos que além de postarem a elaboração dos seus textos, podem postar vídeos e imagens relacionados ao seu respectivo tema, lembrando-se de mencionar as referências de cada site ou autor. Algumas postagens no Blog deverão ser feitas em horários diferentes das aulas (ver os cronogramas das três atividades), assim o professor deverá orientar os alunos a realizarem suas postagens em casa, na lan-house ou no laboratório de informática educativa da escola.

Seguem abaixo a divisão dos temas e sugestões de fontes de pesquisa por grupo:

1.  Vantagens e desvantagens do biocombustível

>http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/biocombustiveis.asp

Artigo: Biocombustível, o mito do combustível limpo, disponível em:  http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc28/03-QS-3207.pdf (Sugestão do Portal do Professor).

>Artigo: O papel do Brasil no estabelecimento do mercado internacional de biocombustíveis.                                                                                                                                   

Tópico: Vantagens e desvantagens da substituição dos combustíveis fósseis por biocombustíveis, disponível em:  http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S0103-99892007000400003&script=sci_arttext  

Orientação: o grupo deverá abordar as vantagens e desvantagens dos biocombustíveis, esclarecendo o impacto da sua utilização em larga escala.

 

2. Biocombustível: O Biodiesel

> http://www.biodieselbr.com/biodiesel/definicao/o-que-e-biodiesel.htm

>Artigo:Biodiesel

Tópicos: O Biodiesel e a sua história / Biodiesel: “Ó Brasil, verde que dá...”

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000009570.pdf

Orientação: o grupo deverá abordar o conceito, história e o uso do Biodiesel.

 

3. Biocombustível: O Etanol

>http://www.biodieselbr.com/energia/alcool/etanol.htm

>http://www.suapesquisa.com/o_que_e/etanol.htm

>Artigo:O biocombustível no Brasil

Tópico: ETANOL NO BRASIL

 http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-33002007000200003&script=sci_arttext&tlng=es        

Orientação: o grupo deverá abordar o conceito e a produção do Etanol no Brasil.

 

4. Biocombustível: O Biogás

>http://www.brasilescola.com/geografia/biogas.htm

>Artigo:Biogás– uma fonte alternativa de energia

Tópico: O BIOGÁS

http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/premio/arquivos_unicos_2008/ivonete_helena_machado_ensinomedio.pdf

Orientação: o grupo deverá abordar o conceito e o processo de produção do Biogás.

*Todos os sites foram acessados em 03/maio/2012.

 

1.4 COMPARTILHANDO INFORMAÇÕES

Após as publicações de cada grupo, o professor deverá solicitar a todos os alunos que, individualmente, leiam e comentem as postagens dos outros grupos. Em seguida, os alunos deverão elaborar questionamentos a serem respondidos por outros alunos seguindo a orientação estabelecida na tabela 1. O docente também deverá ler todas as publicações e fazer os comentários e observações necessárias a cada equipe.

 

Tabela 1: Relação das postagens entre as equipes

Postagens entre as equipes

Alunos da equipe 1

Alunos da equipe 4

Alunos da equipe 5

Alunos da equipe 3

Alunos da equipe 3

Alunos da equipe 2

Alunos da equipe 4

Alunos da equipe 1

Alunos da equipe 2

Alunos da equipe 5

 

Fonte: criação do autor

 

1.5 E AFINAL, O QUE EU COMPREENDO SOBRE BIOCOMBUSTÍVEL?

Para sistematizar o conteúdo abordado, o professor deverá postar no Blog o seguinte questionamento: “O que eu compreendo sobre biocombustível?”. Todos os alunos terão quatro dias para a realização dessa atividade. Após esse período, o professor deverá postar no Blog a foto (ou o registro) obtida no começo da atividade sobre as informações e opiniões que os alunos tinham sobre biocombustíveis, a fim de que estes observem e comentem sobre a evolução dos seus conhecimentos após as pesquisas, discussões e leituras dos textos.

Tabela 2: Cronograma da atividade 1.

Atividade1

Etapas

Desafios Propostos

Duração

Local

1ºEtapa

O que são biocombustíveis

1 hora/aula

LIE

2°Etapa

Criando um Blog

2 horas/aula

LIE

3° Etapa

Escrevendo sobre o tema pesquisado

4 horas/aula

LIE

4°Etapa

Compartilhando informações

3 dias

Extrasala

5°Etapa

Comentário e observações do professor

1 dia

Extrasala

6°Etapa

E afinal, o que eu compreendo sobre biocombustível?

4 dias

Extrasala

7°Etapa

Postagem da foto e comentário sobre as mudanças

3 dias

Extrasala

Fonte: criação do autor


Esta atividade foi extraída da aula "Energia Renovável: os Biocombustíveis" da professora Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares et al. de Fotaleza - CE. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.

Recomendar esta página via e-mail: