Disciplina - Química

Comunicando conhecimentos da aula

Nesta atividade da aula, cabe ao professor apresentar aos/as alunos/as o passo a passo da criação de um texto colaborativo no Google Docs, o qual será um importante meio de comunicação, interação e exploração do conteúdo da aula.

O professor deverá orientar os alunos a assistir ao Vídeo 1, no qual é apresentado o passo a passo da criação de  um texto colaborativo no Google Docs. O Vídeo 1 se encontra disponível no site abaixo:

Vídeo 1 - Tutorial sobre o Google Docs (Motivação)

combustiveis 22      Disponível < http://www.youtube.com/watch?v=0RAqWea1o7s > acesso em: 14/05/2012.

OBSERVAÇÃO: O professor pode executar previamente o download do Vídeo 1 no site mencionado para exibi-lo durante a aula utilizando um projetor multimídia. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Criando um texto colaborativo no Google Docs

Nesta atividade da aula, cabe ao professor orientar e acompanhar os alunos na criação de um texto colaborativo no Google Docs. Os alunos devem retomar os grupos organizados previamente, uma vez que o conteúdo para a elaboração do texto colaborativo será constituído pelos dados coletados na segunda e organizados na terceira atividade da aula.

O professor deve orientar os alunos a acessar o site abaixo, por meio do qual poderão criar gratuitamente uma conta no Google Docs. Inicialmente, cada grupo deverá fazer sua inscrição no Google Docs com um e-mail e senha.

combustiveis 23

Disponível < https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=writely&passive=1209600&continue=https://docs.google.com/?tab%3Dwo%23&followup=https://docs.google.com/?tab%3Dwo&ltmpl=homepage > acesso feito dia 14/05/2012.

Finalizada a inscrição, os grupos deverão iniciar a inclusão do Google Docs das informações e imagens previamente selecionadas e organizadas conforme. O/a professor/a deve acompanhar atentamente esse processo.

combustiveis 24

Quando os textos colaborativos estiverem concluídos, o/a professor/a deverá orientar cada um dos grupos a inserir em seus  Google Docs  os contatos dos demais grupos. Desse modo, os grupos poderão ter acesso aos textos colaborativos uns dos outros,  o que contribuirá para a socialização do conhecimento referente ao tema da aula.

combustiveis 25

Os alunos deverão ser orientados pelo professor a navegar nos textos colaborativos dos colegas e comentá-los por meio de posts. Em casa, os alunos deverão ainda convidar seus familiares para navegarem em seus textos colaborativos para explorar mais esse recurso digital.

OSERVAÇÃO: A criação dos textos colaborativos do Google Docs  poderá ser utilizada pelo/a professor/a em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos/as alunos/as nas atividades escolares.

Aprendendo com as mídias sociais

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a trabalharem em duplas para acessar a internet com o intuito de realizar uma pesquisa junto às mídias sociais para consolidar o conteúdo da aula. Para tanto, os links abaixo podem ser indicados.

Essa atividade se justifica tendo em vista que as mídias sociais são populares entre a faixa etária na qual os/as alunos/as do ensino médio se encontram.

combustiveis 16

Disponível < https://www.facebook.com/pages/Semana-de-protesto-contra-o-aumento-dos-combust%C3%ADveis/137226252999626 > acesso feito dia 14/05/2012.

combustiveis 17

Disponível < http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?tid=5596127058506182866&cmm=699798&hl=pt-BR> acesso feito dia 14/05/2012.

                                     Tabela de Preço dos Combustíveis

combustiveis 11

Disponível < http://www.precodoscombustiveis.com.br/  > acesso feito dia 14/05/2012.

Finalizada a pesquisa nas mídias sociais, cabe ao/a professor/a ser o mediador de uma problematização. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular essa problematização:

1.      Qual é a sua opinião sobre a atitude dos internautas?

2.      Você acredita que esse tipo de manifestação nas mídias sociais é relevante? Justifique.

3.      Você conhece algum outro tipo de manifestação que envolve as mídias sociais?

4.      O que você achou da tabela de preço dos combustíveis? Você acha que ela pode ajudar a prevenir abusos nos preços? Justifique.

Viajando no conhecimento

Nesta atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados pelo/a professor/a a acessar sites por meio dos quais poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre os diferentes tipos de combustíveis. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo:

combustiveis 12

 A viagem de Kemi - Combustíveis - A química que move o mundo - Energias limpas 

 

combustiveis 10

 

 

A viagem de Kemi - Combustíveis - A química que move o mundo - O petróleo é da terra 

 

 

 

 

combustiveis 26

 

Combustíveis - A química que move o mundo - Etanol 

 

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o  download  das apresentações nos sites mencionados para, empregando seu  netbook,  exibi-las durante a aula utilizando um  kit  multimídia e um data show.  Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à  internet,  no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Vale destacar que, caso necessite de maiores esclarecimentos sobre as apresentações,  o/a professor/a pode previamente visualizar os guias  didáticos de cada uma delas nos  links  abaixo. 

 

Disponível <  http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/19410/guiaDidatico.pdf?sequence=48  > acesso feito dia 06/07/2012.

Disponível <  http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/14377/Guia_COMBUSTVEIS-A%20QUMICA_29.10.09.pdf?sequence=9    > acesso feito dia 06/07/2012.

Disponível < http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/14379/Guia_COMBUSTVEIS-A%20QUMICA_29.10.09.pdf?sequence=10   > acesso feito dia 06/07/2012.

 

Finalizada a visualização das apresentações, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate sobre o conteúdo das apresentações. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:

1 – Quais são as fontes de energia renovável?

2 – Como o vento pode gerar energia?

3 – O que significa o regime dos ventos?

4 – Qual a vantagens de se usar biomassa?

5 – Qual a origem do petróleo?

6 – Por que o petróleo é um recurso natural não renovável?

7 – Quais produtos são derivados do petróleo?

8 – Qual a relação do petróleo com o efeito estufa?

9 – Como ocorre o processo de fermentação?

10 – O que é sacarose?

11 – Quais são os processos químicos sofridos pelas leveduras até se transformarem em etanol?

12 – Qual a importância do mosto no processo de fermentação do etanol?


Esta atividade foi extraída da aula "Aprendendo sobre os diferentes tipos de combustíveis por meio do método científico " da professora Lérida de Oliveira de Uberlândia - MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.

Recomendar esta página via e-mail: