Disciplina - Química

Química do Banho

A fim de ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a temática, o professor deverá distribuir os alunos em sete grupos para que possam fazer pesquisa na internet sobre os temas listados a seguir, seguidos dos endereços para acesso. Deverá também fornecer aos alunos, por escrito, as fontes para as pesquisas, a fim de que possam trabalhar com organização e autonomia. Cada aluno poderá acessar o endereço de seu computador, diretamente da internet, ou por rede. Fazer a leitura de todo o texto e, em seguida, registrar aquilo que considerar mais importante. Posteriormente, o grupo discute os apontamentos de cada um e elabora um texto que sintetize os destaques feitos individualmente. Os registros poderão ser feitos no caderno ou no editor de texto.

Temas a serem pesquisados.

1- Propriedades químicas dos componentes do creme de barbear.

Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/contem-besouros-plastico-cimento-fungos-bacterias-bombas-446937.shtml. Acessado em 10/05/2011.

2- Propriedades químicas dos componentes do sabonete.

Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/contem-besouros-plastico-cimento-fungos-bacterias-bombas-446937.shtml. Acessado em 10/05/2011.

3- Propriedades químicas dos componentes do xampu.

Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/contem-besouros-plastico-cimento-fungos-bacterias-bombas-446937.shtml. Acessado em 10/05/2011.

4- Seis Produtos perigosos que usamos todos os dias

Disponível em https://super.abril.com.br/blog/planeta/6-produtos-perigosos-que-usamos-todos-os-dias/. Acessado em 10/05/2011.

5- Beleza sustentável.

Disponível em: https://www.pensamentoverde.com.br/beleza-verde/especial-beleza-sustentavel-o-salao/. Acessado em 10/05/2011.

6- Por que o sabonete limpa?

Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-o-sabonete-limpa. Acessado em 10/05/2011.

7- Água do mar não limpa ninguém.

Disponível em: http://super.abril.com.br/cotidiano/agua-mar-nao-limpa-ninguem-438026.shtml. acessado em 10/05/2011.

Montagem das apresentações do conteúdo pesquisado

Terminados os registros, o grupo deverá montar uma apresentação do conteúdo pesquisado. Imagens poderão ser buscadas na internet e utilizadas na apresentação. As apresentações deverão ser salvas em "pen-drives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Socialização do trabalho do grupo

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização dessas informações por cada grupo. Propomos uma organização no formato de um seminário, onde cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.


Esta atividade foi extraída da aula "A química do banho" da professora Selma Gonzaga Silva de Uberlândia - MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.

Recomendar esta página via e-mail: