Disciplina - Química

Destinação final do lixo

INTRODUÇÃO

Esta atividade ocorrerá no laboratório de informática educativa (LIE), e para fazer a introdução ao assunto a ser abordado, o professor deverá propor os seguintes questionamentos aos alunos: “Onde vocês descartam os materiais que não são mais utilizados? Vocês sabem para quais locais esses materiais são levados após o descarte?”. Espera-se que estes questionamentos possam estimular os alunos a refletirem coletivamente sobre suas práticas em relação à destinação do lixo que produzem.

ASSISTINDO AOS VÍDEOS E DISCUTINDO SOBRE O ASSUNTO

Inicialmente, o professor deverá solicitar aos alunos a resposta para questionamentos acerca dos tipos de áreas utilizadas para armazenar os resíduos. Os alunos deverão respondê-los a partir de seus conhecimentos sobre o tema e observar o que mostra o vídeo a respeito desses aspectos. Seguem algumas sugestões de questionamentos:

  • O que é o Lixão?
  • O que é o aterro controlado?
  • O que é o aterro sanitário?  
  • Quais dessas áreas são mais utilizadas no município onde você mora? E no Brasil?
  • Quais os órgãos públicos responsáveis por essa área no Brasil, no Estado onde você mora? E no município onde você mora?
  • O que a legislação fala sobre a disposição final dos resíduos?
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INFORMAÇÕES SOBRE OS VÍDEOS

O professor solicitará à turma que se organizem em um semicírculo, de maneira que todos fiquem voltados para o local onde o professor irá projetar os vídeos a serem assistidos. Estes estão disponíveis no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) através dos seguintes endereços eletrônicos:

-Minas sem lixão parte 01: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18068

Duração: 3 min. e 15 s.

Minas sem lixões - Parte 1 

-Minas sem lixão parte 02: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/17989

Duração: 2 min. e 39 s.

Minas sem lixões - Parte 2 

 

-Minas sem lixão parte 03: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18085

Duração: 3 min. e 26 s.

Minas sem lixões - Parte 3 

 

Observação: para uso deste material, é necessário possuir um player de vídeo com plugin que dê suporte a arquivos AVI, como por exemplo, o K-lite Mega Codec Pack.

Os vídeos listados acima apresentam as formas de disposição final de resíduos sólidos, alertando sobre os riscos ambientais e sociais da destinação do lixo em lixões irregulares. Na parte 01, são abordadas as degradações ambientais no Brasil, como a devastação das coberturas vegetais originais e a poluição ocasionada pela disposição de resíduos sólidos. Na parte 02, são apresentadas as medidas técnicas que devem ser tomadas pelos municípios que ainda possuem lixões, de modo a se adaptarem à nova legislação que visa erradicar tal forma de disposição de resíduos. Na parte 03, são apresentadas alternativas de disposição final de resíduos e seus benefícios, como os aterros sanitários, o envio para usinas de triagem para reciclagem e a compostagem (fonte: descrição do recurso no BIOE).

Após assistirem ao vídeo, os alunos deverão comparar as respostas para os questionamentos propostos anteriormente com as informações obtidas no vídeo, espera-se que possam refletir sobre o seu próprio nível de conhecimento a respeito e, assim, planejar melhor a realização da próxima etapa desta atividade.

PREPARAÇÃO DO MATERIAL PARA DIVULGAÇÃO NA ESCOLA

Neste momento, o professor formará 4 grupos, e os alunos deverão criar um conteúdo para ser exposto em uma página na rede social facebook (ver links de apoio nos recursos complementares) de acordo com os seguintes temas:

·Grupo 1

Atividades que podem ser beneficiadas com a utilização de resíduos sólidos

·Grupo 2

Legislações referentes a resíduos sólidos

·Grupo 3

Notícias atuais referentes à disposição final dos resíduos em seu município

·Grupo 4

Tecnologias de tratamento de resíduos

Os alunos deverão complementar as informações obtidas através dos vídeos com pesquisas em sites da internet. Ressalta-se que esta pesquisa deve ser acompanhada pelo professor com o objetivo de colaborar para que a navegação ocorra em sites de maior confiabilidade. Os alunos deverão usar a criatividade para a criação da página do facebook, buscando torná-la atrativa, pois esta deverá ser divulgada em toda a escola para que não só os outros alunos, mas também todo o corpo docente e demais funcionários possam ser informados a respeito do tema em questão.

FINALIZAÇÃO DA ATIVIDADE

Em sala de aula, os grupos irão apresentar os conteúdos produzidos na composição da página no facebook, abordando aspectos químicos, bem como a maneira que o organizaram. Em seguida, os alunos, juntamente com o professor, deverão confeccionar um painel que contenha ações efetivas para uma melhor destinação do lixo, tanto o que é produzido na escola como o que é produzido em suas residências. Este painel deverá ser fixado em local visível na escola para que todos possam conhecer as medidas propostas pela turma após os estudos que realizaram durante toda a atividade.


Essa atividade foi extraída da aula "Lixo produzido: descarte e reutilização! " da professora Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares et al. de Fortaleza - CE. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.

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