Disciplina - Química

Você descarta corretamente as pilhas que utiliza?

INTRODUÇÃO

Para introduzir esta atividade, o professor deverá apresentar a seguinte imagem aos alunos:

 

Figura 1 – Pilhas usadas

f

 

Fonte: http://www.autossustentavel.com/2010/06/por-que-reciclar-pilhas-e-baterias.html Acessado em: 03/11/12

 

Em seguida, ele deverá propor as seguintes perguntas aos alunos: “Quantos aparelhos ou equipamentos que vocês têm em casa possuem pilhas ou baterias? Vocês acham que o descarte dessas pilhas ou baterias em lixo comum provocam algum dano? Quais?”. 

Após esse momento, o professor deverá disponibilizar aos alunos o vídeo descrito no campo abaixo.

 

INFORMAÇÕES SOBRE O VÍDEO

O recurso educacional Gestão Sustentável do Lixo Urbano - Pilhas e baterias é um vídeo que relata sobre o perigo de se jogar pilhas e baterias no lixo comum e mostra os processos corretos aos quais esses materiais deveriam ser submetidos. Esse vídeo está disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais através do seguinte endereço: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19810 (duração de 57 segundos).

Para a utilização deste material, é necessário possuir um player de vídeo com plugin que reproduza arquivos AVI, como por exemplo, o K-lite Mega Codec Pack.

 

PREPARAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DE UM PROGRAMA DE TV

O professor deverá solicitar aos alunos que assistam atentamente ao vídeo Gestão Sustentável do Lixo Urbano - Pilhas e baterias.

Gestão Sustentável do Lixo Urbano - Pilhas e baterias 

Logo após a visualização do vídeo, o professor dividirá a turma em 6 grupos que ficarão responsáveis por pesquisar na internet e discutir sobre um determinado subtema relacionado ao tema geral “pilhas”, seguem algumas sugestões:

  • História das pilhas
  • Composição de uma pilha
  • Funcionamento de uma pilha
  • Tipos de pilha
  • Armazenamento e descarte adequado das pilha
  • Consequências do descarte incorreto de pilhas

 

Sugestões de sites para auxiliar as pesquisas dos grupos:

-  http://www.duracell.com.br/pt-BR/power-education/understanding-batteries.jspx?gclid=CPOEwMbzpa8CFQpY7Aodai_IaQ (acessado em: 21/01/2012)

-  http://educar.sc.usp.br/quimapoio/pilh.html(acessado em: 21/01/2012)

-  http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1398121-5604,00-PROFESSOR%2BDE%2BQUIMICA%2BEXPLICA%2BCOMO%2BFUNCIONAM%2BAS%2BPILHAS.html (acessado em: 21/01/2012)

-  http://www.apilhas.com/ (acessado em: 21/01/2012)

-  http://pilhas-recarregaveis.com.br/faq/pilha-geladeira (acessado em: 21/01/2012)

-  http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/1138/dica_descarte_suas_pilhas_e_baterias_c (acessado em: 21/01/2012)

Em seguida, o professor reunirá a turma para discutir sobre as dúvidas a respeito do que assistiram no vídeo e do que pesquisaram.

 

PRODUZINDO UM PROGRAMA DE TV

Os grupos irão elaborar um programa de entrevistas para informar sobre a utilização e destinação correta das pilhas utilizadas comumente, no qual um ou dois alunos poderão ser os apresentadores e os outros serão os especialistas no assunto. Além disso, terão que convidar pessoas que não fazem parte do cotidiano da escola para serem os convidados do programa, como por exemplo, os pais, o professor, amigos. Este programa deverá ocorrer em um momento extraclasse, portanto, os alunos deverão registrá-lo em formato de vídeo.

O vídeo deverá ser organizado antecipadamente, os grupos deverão se reunir para a elaboração das perguntas, escolha do local, decisão dos recursos que serão utilizados e os convidados do programa. Após esse momento, os alunos devem se reunir com o professor, para que este avalie as questões e dê sugestões para o desenvolvimento do programa.

 

FINALIZAÇÃO DA ATIVIDADE

O professor deverá estabelecer uma data para que os grupos entreguem os vídeos elaborados. Em seguida, ele solicitará aos alunos a confecção de cartazes de divulgação desse material, estes deverão ser fixados nas paredes da escola apresentando o local e a hora de exibição. Sugere-se que a exibição dos vídeos ocorra na hora do intervalo ou em um evento que tenha um tema compatível com o conteúdo abordado nos vídeos. Após esse momento, os grupos deverão construir, juntamente com a platéia que assistiu ao vídeo, um painel que contenha atitudes a serem tomadas para colaborar no correto descarte das pilhas. 


Esta atividade foi extraída da aula "Lixo produzido: descarte e reutilização! " da professora Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares et al. de Fortaleza - CE. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.

Recomendar esta página via e-mail: