Disciplina - Química

Sequência de Aulas - Ciclos Biogeoquímicos

Ícone Download
Aulas na íntegra
para impressão
Autora: Fernanda M. Zacarias

1. Nível de Ensino: Ensino Médio

2. Conteúdo Estruturante: Biogeoquímica
2.1 Conteúdo Básico: Matéria, Composição dos elementos químicos.
2.2 Conteúdo Específico: Ciclos Biogeoquímicos, Compostos Químicos, Elementos Químicos, Fenômenos Químicos, Reações Químicas.

3. Objetivos
  • Reconhecer as principais composições dos ciclos biogeoquímicos.
  • Identificar as relações dos ciclos biogeoquímicos.
4. Número de aulas estimado: 4 aulas

5. Justificativa
As Diretrizes Curriculares de Química para a Educação Básica sugere um trabalho pedagógico com o conhecimento químico que propicie ao aluno compreender os conceitos científicos para entender algumas dinâmicas do mundo e mudar a sua atitude em relação a ele. Assim, caracteriza-se como forma de entender as complexas relações existentes entre a matéria viva e não viva da biosfera, suas propriedades e modificações ao longo dos tempos para aproximar ou interligar saberes biológicos, geológicos e químicos. Continue lendo

6. Encaminhamento
Icone aula 1
1ª Aula

icone aula 2
2ª Aula

ìcone aula 3
3ª Aula

ìcone aula 3
4ª Aula


7. Relações interdisciplinares

Alguns aspectos abordados nesse trabalho, como por exemplo: Biosfera, atmosfera, litosfera, hidrosfera (identificando as mudanças e composição); Formação e ciclos da matéria e da vida; Relações entre ar, água, solo, luz, calor e seres vivos; Fluxo de energia na Terra; Poluição; Água: estados físicos, tratamento e consumo; Teorias da evolução; Comparação entre seres vivos; Fenômenos químicos e bioquímicos: Combustão, respiração celular, fotossíntese, síntese e quebra de proteínas; Misturas e separação de misturas; Exemplos de reações químicas; Substâncias e suas propriedades; Constituição da matéria: Partículas; Cadeias e teias alimentares; Combustíveis e outros - o professor estará desenvolvendo nos estudantes conhecimentos relacionados às disciplinas de Biologia e Geografia.

8. Aprendizagem esperada
Com esta sequência de aulas espera-se que os alunos identifiquem como os elementos químicos circulam na natureza por meio das reações ocorridas nos ciclosbiogeoquímicos.

ícone referências bibliográficas Referências


Ícone
Envie sua aula
Recomendar esta página via e-mail: