Disciplina - Química

Sequência de Aulas - Ciclos Biogeoquímicos - Passo a passo

1ª Aula

No primeiro momento, será apresentado aos alunos os ciclos biogeoquímicos, demonstrando por meio de intervenções orais alguns exemplos de ciclos, tais como, o da água (H2O), oxigênio(O2), nitrogênio(N2), perguntando aos alunos o que sabem sobre esse ciclos e se ouviram falar algo sobre.

Logo após essas intervenções, será colocado aos alunos o significado da palavra Biogeoquímicos, que Bio– significa vida, assim os organismos vivos interagem no processo de síntese orgânica e decomposição dos elementos. Geo – Terra, o meio terrestre é a fonte dos elementos e Químicos – porque são ciclos de elementos químicos, e que assim os Ciclos Biogeoquímicos se caracteriza como forma de entender as complexas relações existentes entre a matéria viva e não viva da biosfera, suas propriedades e modificações ao longo dos tempos para aproximar ou interligar saberes biológicos, geológicos e químicos.

No segundo momento, poderá ser mostrado aos alunos a importância dos ciclos biogeoquímicos, que o constante movimento dos elementos químicos é a base do funcionamento dinâmico dos  ecossistemas. E que cada elemento químico tem seu próprio ciclo biogeoquímico, assim podemos falar em ciclo da água, do cálcio, do carbono, ciclo do enxofre, ciclo do fósforo, ciclo do nitrogênio, ciclo do oxigênio etc. As particularidades de cada ciclo dependem das propriedades de cada elemento químico e da sua disponibilidade nos “reservatórios” naturais.

Neste sentido, com o auxílio do professor, serão organizados grupos de alunos, ficando a critério dos mesmos a escolha de cada componente. Cada grupo ficará com determinado elemento químico como H, O, C, S, N, Ca, K entre outros e pesquisará sobre as quantidades relativas dos elementos químicos nos seres vivos, no meio ambiente e quais suas respectivas fontes, com o objetivo de construir um quadro comparativo entre os seres vivos, meio ambiente e suas fontes. A partir desse comparativo os grupos farão uma análise e identificar a relação entre os elementos químicos nessas esferas ambientais. Os alunos deverão apresentar suas respectivas pesquisas para os demais colegas, ficando a critérios dos alunos a forma de apresentação, podendo ser com auxílio de cartazes, slides, vídeos, áudios, entre outros.

Os grupos podem pesquisar em livros, revistas e sites, tendo como sugestão:

2ª, 3ª e 4ª Aulas
Recomendar esta página via e-mail: