Disciplina - Química

Cloreto de sódio


Cloreto de Sódio


O sódio é um metal alcalino e está presente em abundância nos tecidos e na alimentação humana. Podemos encontrá-lo facilmente em nossa alimentação, pois ele constitui o principal tempero presente diariamente em nossa mesa: o cloreto de sódio (NaCl), mais conhecido como sal de cozinha.

Atualmente é produzido pela evaporação da água do mar ou vindo de outras fontes como lagos de sal ou pedras de sal.

Mas o sal em quantidades inapropriadas pode estar relacionado a graves problemas de saúde, seja por excesso ou até mesmo falta deste mineral. A deficiência de sódio no organismo traz consequências como: Letargia, fraqueza, convulsões.

Por outro lado, o excesso de sódio causa: Cefaleia, distúrbios fisiológicos, delírio, parada respiratória, hipertensão, eritema da pele. Estes sintomas são provenientes do mau funcionamento das funções básicas que o sal é responsável no organismo, como: regulação osmótica do sangue, equilíbrio de água no corpo, equilíbrio ácido-base, contração muscular, impulsos nervosos, ritmo cardíaco. Sendo assim, é preciso elaborar uma dieta equilibrada deste mineral para a nossa alimentação.

Alimentos ricos em sódio: leite e derivados, carnes e peixes, batatas e grãos, frutos do mar, alimentos enlatados, conservas, embutidos e defumados. A quantidade de sódio presente em alimentos de origem animal é maior que nos de origem vegetal.
Procedimentos para reduzir o consumo de sal: Retire o saleiro da mesa durante a refeição, dê preferência em consumir alimentos naturais e evite os industrializados. Utilize temperos naturais para dar sabor à comida como: alho, cebola, manjericão, alecrim, orégano, salsinha, tomilho e outros.

Embora a maioria das pessoas esteja familiarizada com os vários usos do sal na culinária, desconhece que a substância é utilizada em várias outras aplicações, como a manufatura de papel e a produção de sabão e detergentes.

No norte dos Estados Unidos da América e na Europa, grandes quantidades de sal são utilizadas para limpar as rodovias do gelo durante o Inverno.

O sal também é utilizado para a produção de gás cloro e de sódio metálico, através da eletrólise ignea.

Dois vídeos mostrando a reação entre sódio metálico e cloro gasoso para obtenção de cloreto de sódio, o sal de cozinha.
http://ensquimica.blogspot.com/2008/01/formao-do-cloreto-de-sdio.html

São experimentos complicados para se realizar no Ensino Básico e com esses vídeos é possível ver o que ocorre sem riscos de acidente!



Vídeos retirados do You Tube


Formação do retículo cristalino do cloreto de sódio

Dissolução do cloreto de sódio







Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cloreto_de_s%C3%B3dio
http://www.brasilescola.com/quimica/cloreto-sodio.htm
http://www.youtube.com/watch?v=IlfCnGYOoEM

Recomendar esta página via e-mail: