Disciplina - Química

Relato de Experiência Química - A Química em nossa vida e as contradições sociais

Química - 1ºAno  


Nome do professor: Marcelo Lambach

Cidade: Curitiba

Com a atividade, buscou-se que os alunos reconhecessem a presença da química e dos fenômenos que ela estuda, observando como o conhecimento pode ser utilizado para promover o desenvolvimento da sociedade ou para mantê-la no nível de senso comum, com explicações sem fundamentação.

Primeiramente, os alunos assistiram aos vídeos disponíveis no portal: “Química do Cotidiano” e "Química do Cotidiano 2". Depois, em grupos, elaboraram uma descrição do dia a dia da comunidade onde vivem e do cotidiano escolar. Os respectivos grupos tinham que destacar todas as características das comunidades, analisando separadamente os seguintes aspectos: meio de transporte, saúde, habitação/moradia, escola, lazer, segurança, trabalho, saneamento básico e comunidade participativa. Os registros foram feitos por meio de: vídeos, sons, fotografias e desenhos. Cada grupo apresentou o material coletado, indicando possíveis contradições sociais que observaram, com a contribuição dos outros alunos. Coletivamente, todos procuraram localizar no material que cada equipe produziu os possíveis fenômenos químicos.

Paralelamente,  foram selecionadas notícias, propagandas em diversas mídias, tanto de cunho comercial como institucional (privado ou público), tomando como referências os aspectos anteriormente elencados. Nova apresentação e análise coletiva foram empreendidas. Em outro momento, buscou-se estabelecer relações entre as problemáticas identificadas em cada um dos dez aspectos e as notícias e propagandas na mesma temática. Posteriormente, foi feita a análise de como os conhecimentos de cunho científico são utilizados para (des)informar, direcionar a visão, manipular opinião, e alienar as pessoas.

Ao término, com caráter avaliativo-qualitativo, os alunos desenvolveram um Roleplay em relação a uma problemática social específica, (a instalação de uma indústria química no bairro). Os participantes assumiram distintos personagens que constituíam a temática do jogo. Cada grupo/indivíduo representou diferentes segmentos sociais interessados na questão, que procurou argumentar o ponto de vista defendido, utilizando argumentos científicos e de senso comum. Dessa forma, parte dos alunos desempenhou o papel de exercício cidadão, ao qual deveriam se posicionar em relação ao que foi apresentado.

Recursos Utilizados

Vídeo 1: “Química do Cotidiano

Vídeo 2: “Química do Cotidiano 2


Referências

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

BORK, Ana Valéria Bisetto. A Utilização da Técnica de Roleplay no Ensino Médio. Estudos Linguísticos XXXV, p. 304-309, 2006. Disponível em: http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2006/sistema06/1107.pdf. Acesso em 20/08/09.

Softaware educativo disponível em:  "Cidade do Átomo".

Home page disponível em:  “Carbópolis”.

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