Disciplina - Química

Relato de Experiência Química - Dosador de Álcool (gel ou líquido) feito com Garrafa Pet

Relato de Experiência Disciplina: Química – 3º Ano - EM


Título do trabalho: Dosador de Álcool (gel ou líquido) feito com Garrafa Pet
Nome do professor: Arthur Auwerter
Estabelecimento de Ensino/Cidade: Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) - Curitiba

Conteúdo: Soluções


Geralmente, no 3º bimestre do ano letivo, o CEEP Curitiba realiza uma Mostra de Trabalhos onde os alunos optam por participar em uma ou mais disciplinas, recebendo por isso um acréscimo de até 2,0 pontos na média.
Neste ano, os alunos do curso de Meio Ambiente foram incentivados a criar um trabalho que envolvesse as duas áreas: a disciplina de química e o meio ambiente. Para isso desenvolveram um projeto criado pelo professor que consiste em usar uma garrafa PET e um dispositivo dosador para álcool 70°GL, tanto em gel quanto líquido.

Procedimento Experimental

1) Retire a bolinha de um MOUSE que não esteja mais sendo usado, sem condições de ser recuperado. Ela tem diâmetro de 21,8 mm.
2) Pressione a bolinha para dentro da garrafa PET. Você terá que forçar a entrada da bolinha na garrafa uma vez que o diâmetro do bocal da garrafa é menor (21,0 mm).
3) Faça um corte a 18 mm do bocal da garrafa a partir do topo.
4) Lave bem a garrafa para retirar os fragmentos residuais de plástico.
5) Prepare a solução de álcool 70° e coloque na garrafa. C1.v1= C2.v2
Na prática: 500 ml de álccol (92,8 °GL) e meio copo de água mineral;
6) Para tornar o conjunto mais ecológico, fixe a garrafa PET em uma estaca de fibra de coco (vendida em floriculturas).

NOTA 1: a bolinha do mouse deve ser colocada antes de o bocal ser serrado porque as rebarbas podem danificar a superfície dela.
NOTA 2: ao virar a garrafa de boca para baixo, a bolinha do mouse fecha o gargalo pois é feita com uma esfera de chumbo por dentro e borracha por fora.
NOTA 3: pode-se colocar 2 bolinhas de mouse dentro da garrafa para aumentar a pressão de fechamento.

Uma equipe de alunos fez as pesquisas em livros e na internet para calcular a concentração e a fórmula ideal.
A outra equipe de alunos desenvolveu dois dispositivos diferentes para dosar o produto.
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