Disciplina - Química

Galerias de Imagens > > Matéria e sua Natureza

Símbolos de Elementos e Substâncias utilizados por Dalton

Imagem dos símbolos utilizados por John Dalton para representar elementos químicos e substâncias.
John Dalton: Químico e físico inglês, fundador da teoria atômica moderna, John Dalton nasceu em Eaglesfield, Cumberland, a 6 de setembro de 1766, e faleceu em Manchester, a 27 de julho de 1844. De excepcional pendor para o magistério, Dalton dedicou a vida ao ensino e à pesquisa. Com apenas 12 anos, substituiu seu professor John Fletcher, na Quaker’s School de Eaglesfield. Em 1781 transferiu-se para Kendal, onde lecionou numa escola fundada por seu primo, George Bewley. Partiu para Manchester em 1793, estabelecendo-se aí definitivamente.
A teoria atômica de Dalton pode condensar-se nos seguintes princípios:
* os átomos são partículas reais, descontínuas e indivisíveis de matéria, e permanecem inalterados nas reações químicas;
* os átomos de um mesmo elemento são iguais e de peso invariável;
* os átomos de elementos diferentes são diferentes entre si;
* na formação dos compostos, os átomos entram em proporções numéricas fixas 1:1, 1:2, 1:3, 2:3, 2:5 etc.;
* o peso do composto é igual à soma dos pesos dos átomos dos elementos que o constituem.
Fonte do Texto: ROCHA, Marcos. Teoria Atômico Molecular. Revista Eletrônica de Ciências, n. 25, abr., 2004. 
<br/><br/>
Palavras-chave: Símbolos químicos. Teoria atômica. História do átomo. John Dalton.

Imagem dos símbolos utilizados por John Dalton para representar elementos químicos e substâncias. John Dalton: Químico e físico inglês, fundador da teoria atômica moderna, John Dalton nasceu em Eaglesfield, Cumberland, a 6 de setembro de 1766, e faleceu em Manchester, a 27 de julho de 1844. De excepcional pendor para o magistério, Dalton dedicou a vida ao ensino e à pesquisa. Com apenas 12 anos, substituiu seu professor John Fletcher, na Quaker’s School de Eaglesfield. Em 1781 transferiu-se para Kendal, onde lecionou numa escola fundada por seu primo, George Bewley. Partiu para Manchester em 1793, estabelecendo-se aí definitivamente. A teoria atômica de Dalton pode condensar-se nos seguintes princípios: * os átomos são partículas reais, descontínuas e indivisíveis de matéria, e permanecem inalterados nas reações químicas; * os átomos de um mesmo elemento são iguais e de peso invariável; * os átomos de elementos diferentes são diferentes entre si; * na formação dos compostos, os átomos entram em proporções numéricas fixas 1:1, 1:2, 1:3, 2:3, 2:5 etc.; * o peso do composto é igual à soma dos pesos dos átomos dos elementos que o constituem. Fonte do Texto: ROCHA, Marcos. Teoria Atômico Molecular. Revista Eletrônica de Ciências, n. 25, abr., 2004.

Palavras-chave: Símbolos químicos. Teoria atômica. História do átomo. John Dalton.