Disciplina - Química

Galerias de Imagens > > Química Sintética

Vitamina B9

O ácido fólico (nome químico: ácido peteroilglutâmico), pertence ao grupo das vitaminas do complexo B. É também conhecida como folacina, vitamina BC, vitamina B9 e fator do Lactobacillus casei, embora estes nomes sejam atualmente considerados obsoletos.
O termo “folatos” é utilizado para designar todos os membros da mesma família de compostos nos quais o ácido pteroico se liga a uma ou mais moedas de L-glutamato.
Principais fontes na natureza
Os folatos são encontrados numa grande variedade de alimentos. As fontes mais ricas são o fígado, os vegetais de folha verde escura, os feijões, o gérmen de trigo e a levedura. Outras fontes são a gema de ovo, o linho, o sumo de laranja e o pão de trigo integral.
O ácido tetrahidrofólico, o qual é a forma ativa dos folatos no organismo, atua como um coenzima em numerosas reações metabólicas essenciais. Tem um papel importante no metabolismo dos amino-ácidos, os constituintes das proteínas. Está também envolvido na síntese dos ácidos nucleicos, as moléculas que transportam a informação genética nas células, bem como na formação da células sanguíneas e de alguns dos constituintes do tecido nervoso. O ácido fólico é assim essencial para o crescimento correto e para o funcionamento ótimo do sistema nervoso e da medula óssea.
<br/><br/>
Palavras-chave: Vitamina B9. Ácido fólico. Vitaminas. Química orgânica. Bioquímica.

O ácido fólico (nome químico: ácido peteroilglutâmico), pertence ao grupo das vitaminas do complexo B. É também conhecida como folacina, vitamina BC, vitamina B9 e fator do Lactobacillus casei, embora estes nomes sejam atualmente considerados obsoletos. O termo “folatos” é utilizado para designar todos os membros da mesma família de compostos nos quais o ácido pteroico se liga a uma ou mais moedas de L-glutamato. Principais fontes na natureza Os folatos são encontrados numa grande variedade de alimentos. As fontes mais ricas são o fígado, os vegetais de folha verde escura, os feijões, o gérmen de trigo e a levedura. Outras fontes são a gema de ovo, o linho, o sumo de laranja e o pão de trigo integral. O ácido tetrahidrofólico, o qual é a forma ativa dos folatos no organismo, atua como um coenzima em numerosas reações metabólicas essenciais. Tem um papel importante no metabolismo dos amino-ácidos, os constituintes das proteínas. Está também envolvido na síntese dos ácidos nucleicos, as moléculas que transportam a informação genética nas células, bem como na formação da células sanguíneas e de alguns dos constituintes do tecido nervoso. O ácido fólico é assim essencial para o crescimento correto e para o funcionamento ótimo do sistema nervoso e da medula óssea.

Palavras-chave: Vitamina B9. Ácido fólico. Vitaminas. Química orgânica. Bioquímica.