Disciplina - Química

Galerias de Imagens > > Química Sintética

Cafeína

Representação tridimensional da molécula de cafeína, um composto químico classificado como alcaloide do grupo das xantinas e designado quimicamente como 1,3,7-trimetilxantina. É encontrado em certas plantas e usado para o consumo em bebidas, na forma de infusão, como estimulante.A cafeína apresenta-se sob a forma de um pó branco ou pequenas agulhas, que derretem a 238°C e sublimam a 178°C, em condições normais de temperatura e pressão. É extremamente solúvel em água quente, não tem cheiro e apresenta sabor amargo.
Doses terapêuticas de cafeína estimulam o coração aumentando a sua capacidade de trabalho, produzindo também dilatação dos vasos periféricos.
Modelo tridimensional de uma molécula de cafeína. Uma xícara média de café contém, em média, cem miligramas de cafeína. Já numa xícara de chá ou um copo de alguns refrigerantes encontram-se quarenta miligramas da substância.
As principais plantas que contêm o princípio ativo cafeína são:
* Chá Mate: folhas e talos da Ilex paraguariensis.
* Café: sementes da Coffea arabica.
* Cacau: frutos da Theobroma cacao.
* Guaraná: frutos da Paullinia cupana.
* Cola: Cola acuminata.
Nomenclatura IUPAC: 3,7-diidro-1,3,7-trimetil-1H-purina-2,6-diona. Fórmula molecular: C8H10N4O2.
<br/><br/>
Palavras-chave: Moléculas. Cafeína. Substâncias químicas. Medicamentos. Drogas.

Representação tridimensional da molécula de cafeína, um composto químico classificado como alcaloide do grupo das xantinas e designado quimicamente como 1,3,7-trimetilxantina. É encontrado em certas plantas e usado para o consumo em bebidas, na forma de infusão, como estimulante.A cafeína apresenta-se sob a forma de um pó branco ou pequenas agulhas, que derretem a 238°C e sublimam a 178°C, em condições normais de temperatura e pressão. É extremamente solúvel em água quente, não tem cheiro e apresenta sabor amargo. Doses terapêuticas de cafeína estimulam o coração aumentando a sua capacidade de trabalho, produzindo também dilatação dos vasos periféricos. Modelo tridimensional de uma molécula de cafeína. Uma xícara média de café contém, em média, cem miligramas de cafeína. Já numa xícara de chá ou um copo de alguns refrigerantes encontram-se quarenta miligramas da substância. As principais plantas que contêm o princípio ativo cafeína são: * Chá Mate: folhas e talos da Ilex paraguariensis. * Café: sementes da Coffea arabica. * Cacau: frutos da Theobroma cacao. * Guaraná: frutos da Paullinia cupana. * Cola: Cola acuminata. Nomenclatura IUPAC: 3,7-diidro-1,3,7-trimetil-1H-purina-2,6-diona. Fórmula molecular: C8H10N4O2.

Palavras-chave: Moléculas. Cafeína. Substâncias químicas. Medicamentos. Drogas.