Disciplina - Química

Galerias de Imagens > > Química Sintética

Ácido Butanoico

Molécula de ácido butanoico em 3D. O ácido butanoico (ou ácido butírico) é um ácido monocarboxílico, saturado, de cadeia aberta, com fórmula molecular C4H8O2, massa molecular 88 u, e de formula estrutural CH3-CH2-CH2-COOH. O nome usual ácido butírico é de origem grega: βουτυρος que significa "manteiga". 
É o componente orgânico encontrado na manteiga rançosa, sendo um dos responsáveis pelo seu odor e sabor peculiares. É formado após a ação de micro organismos sobre moléculas de gordura (triglicerídeos) presentes na manteiga. Está presente tanto em alguns queijos, quanto no vômito, o que caracteriza o odor azedo dos dois.
<br/><br/>
Palavras-chave: Ácido. Ácido butanoico. Funções químicas. Molécula.

Molécula de ácido butanoico em 3D. O ácido butanoico (ou ácido butírico) é um ácido monocarboxílico, saturado, de cadeia aberta, com fórmula molecular C4H8O2, massa molecular 88 u, e de formula estrutural CH3-CH2-CH2-COOH. O nome usual ácido butírico é de origem grega: βουτυρος que significa "manteiga". É o componente orgânico encontrado na manteiga rançosa, sendo um dos responsáveis pelo seu odor e sabor peculiares. É formado após a ação de micro organismos sobre moléculas de gordura (triglicerídeos) presentes na manteiga. Está presente tanto em alguns queijos, quanto no vômito, o que caracteriza o odor azedo dos dois.

Palavras-chave: Ácido. Ácido butanoico. Funções químicas. Molécula.