Disciplina - Química

Galerias de Imagens > > Química Sintética

Fluoxetina

Representação tridimensional da molécula de Fluoxetina. É um medicamento antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina. Suas principais indicações são para uso em depressão, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e bulimia nervosa. É utilizado na forma de cloridrato de fluoxetina, como cápsulas ou em solução oral.
Foi sintetizada e comercializada inicialmente pela companhia farmacêutica Eli Lilly com o nome Prozac®.Atualmente é comercializada no Brasil e em Portugal por vários laboratórios como medicamento genérico, estando sujeita a receita médica.
A patente da Eli Lilly sob o Prozac expirou em Agosto de 2001,despertando um influxo de genéricos ao mercado. Só nos Estados Unidos, mais de 21,7 milhões de prescrições genéricas foram efectuadas em 2006, colocando-a na terceira posição entre os antidepressivos mais receitados, após a sertralina e o escitalopram.
Nomenclatura IUPAC: (RS)-N-methyl-3-phenyl-3-[4- (trifluoromethyl)phenoxy]propan-1-amine. Fórmula Molecular: C17H18F3NO. Massa Molar: 309,3 g/mol (345,8 para •HCl).
<br/><br/>
Palavras-chave: Moléculas. Fluoxetina. Prozac. Substâncias químicas. Medicamentos. Drogas.

Representação tridimensional da molécula de Fluoxetina. É um medicamento antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina. Suas principais indicações são para uso em depressão, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e bulimia nervosa. É utilizado na forma de cloridrato de fluoxetina, como cápsulas ou em solução oral. Foi sintetizada e comercializada inicialmente pela companhia farmacêutica Eli Lilly com o nome Prozac®.Atualmente é comercializada no Brasil e em Portugal por vários laboratórios como medicamento genérico, estando sujeita a receita médica. A patente da Eli Lilly sob o Prozac expirou em Agosto de 2001,despertando um influxo de genéricos ao mercado. Só nos Estados Unidos, mais de 21,7 milhões de prescrições genéricas foram efectuadas em 2006, colocando-a na terceira posição entre os antidepressivos mais receitados, após a sertralina e o escitalopram. Nomenclatura IUPAC: (RS)-N-methyl-3-phenyl-3-[4- (trifluoromethyl)phenoxy]propan-1-amine. Fórmula Molecular: C17H18F3NO. Massa Molar: 309,3 g/mol (345,8 para •HCl).

Palavras-chave: Moléculas. Fluoxetina. Prozac. Substâncias químicas. Medicamentos. Drogas.