Disciplina - Química

Galerias de Imagens > > Química Sintética

Aconitina - Alcaloide

A aconitina (acetilbenzoilaconina) é um dos alcaloides mais venenosos que se conhece. É o alcaloide mais abundante do Aconitum napellus L. (99% dos alcaloides totais) e as suas propriedades farmacológicas e medicinais são conhecidas desde 1833. É um diéster formado por ácido acético e ácido benzoico e pela base aconina (alcamina nor-diterpênica penta-hidroxilada). É muito tóxica e a dose letal para o adulto situa-se entre 3 a 6 mg.
A aconitina atua como um veneno muito rápido, causando um abrandamento do ritmo cardíaco e um abaixamento da pressão sanguínea. A absorção através da pele pode ser fatal e as floristas que manipulam o A.napellus L. podem sofrer envenenamento. Fórmula Molecular: (C34H47NO11). Massa Molar=645,75.
<br/><br/>
Palavras-chave: Aconitina. Alcaloides. Química orgânica. Toxicologia.

A aconitina (acetilbenzoilaconina) é um dos alcaloides mais venenosos que se conhece. É o alcaloide mais abundante do Aconitum napellus L. (99% dos alcaloides totais) e as suas propriedades farmacológicas e medicinais são conhecidas desde 1833. É um diéster formado por ácido acético e ácido benzoico e pela base aconina (alcamina nor-diterpênica penta-hidroxilada). É muito tóxica e a dose letal para o adulto situa-se entre 3 a 6 mg. A aconitina atua como um veneno muito rápido, causando um abrandamento do ritmo cardíaco e um abaixamento da pressão sanguínea. A absorção através da pele pode ser fatal e as floristas que manipulam o A.napellus L. podem sofrer envenenamento. Fórmula Molecular: (C34H47NO11). Massa Molar=645,75.

Palavras-chave: Aconitina. Alcaloides. Química orgânica. Toxicologia.