Disciplina - Química

Galerias de Imagens > > Química Sintética

Metano

Representação da molécula de metano, um gás incolor, sua molécula é tetraédrica e apolar (CH4), de pouca solubilidade na água e quando adicionado ao ar se transforma em mistura de alto teor inflamável. É o mais simples dos hidrocarbonetos.
As Principais fontes do gás metano são: Emanação através de vulcões de lama e falhas geológicas; Decomposição de resíduos orgânicos; Fontes naturais (ex: pântanos); Extração de combustível mineral; Processo de digestão de animais herbívoros; Bactérias; Aquecimento ou combustão de biomassa anaeróbica. O metano é também chamado de biogás, pois pode ser produzido pela digestão anaeróbica de matéria orgânica, como lixo e esgoto, através de micro-organismos.
É considerado o terceiro gás que provoca efeito estufa (depois do dióxido de carbono e vapor d'água). Ele possui um menor tempo de residência na atmosfera, quando comparado com o CO2. No entanto, ele possui um potencial de aquecimento 60 vezes maior. Além da alta capacidade de absorção radiação infravermelha, o metano gera outros gases do efeito estufa - CO2 e O3 troposférico e vapor de água estratosférico.
<br/><br/>
Palavras-chave: Metano. Hidrocarbonetos. Funções químicas. Química orgânica.

Representação da molécula de metano, um gás incolor, sua molécula é tetraédrica e apolar (CH4), de pouca solubilidade na água e quando adicionado ao ar se transforma em mistura de alto teor inflamável. É o mais simples dos hidrocarbonetos. As Principais fontes do gás metano são: Emanação através de vulcões de lama e falhas geológicas; Decomposição de resíduos orgânicos; Fontes naturais (ex: pântanos); Extração de combustível mineral; Processo de digestão de animais herbívoros; Bactérias; Aquecimento ou combustão de biomassa anaeróbica. O metano é também chamado de biogás, pois pode ser produzido pela digestão anaeróbica de matéria orgânica, como lixo e esgoto, através de micro-organismos. É considerado o terceiro gás que provoca efeito estufa (depois do dióxido de carbono e vapor d'água). Ele possui um menor tempo de residência na atmosfera, quando comparado com o CO2. No entanto, ele possui um potencial de aquecimento 60 vezes maior. Além da alta capacidade de absorção radiação infravermelha, o metano gera outros gases do efeito estufa - CO2 e O3 troposférico e vapor de água estratosférico.

Palavras-chave: Metano. Hidrocarbonetos. Funções químicas. Química orgânica.