Disciplina - Química

Galerias de Imagens > > Química Sintética

Alanina (Ala)

A glicina (do grego glykos, "doce", nome devido ao seu sabor adocicado) é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos. A glicina não é um aminoácido essencial na dieta humana, já que é sintetizado pelo organismo a partir do aminoácido serina numa reação catalisada pela enzima serina hidroximetiltransferase. Abreviação: Gly, G.
A alanina também é um dos aminoácidos codificados pelo código genético. A alanina é o nome comum para o ácido 2-aminopropanóico. O grupo variável ligado ao carbono α, que distingue um aminoácido de outro, é neste caso um grupo metilo. Este grupo confere um carácter hidrofóbico à alanina, classificando-se esta como aminoácido alifático. Pela mesma razão, é estruturalmente um dos aminoácidos mais simples.
Outros nomes: Ácido 2-aminopropiônico; Ácido 2-amino-propanoico; Ala (abreviatura).
<br/><br/>
Palavras-chave: Alanina. Glicina. Aminoácidos. Química orgânica. Bioquímica.

A glicina (do grego glykos, "doce", nome devido ao seu sabor adocicado) é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos. A glicina não é um aminoácido essencial na dieta humana, já que é sintetizado pelo organismo a partir do aminoácido serina numa reação catalisada pela enzima serina hidroximetiltransferase. Abreviação: Gly, G. A alanina também é um dos aminoácidos codificados pelo código genético. A alanina é o nome comum para o ácido 2-aminopropanóico. O grupo variável ligado ao carbono α, que distingue um aminoácido de outro, é neste caso um grupo metilo. Este grupo confere um carácter hidrofóbico à alanina, classificando-se esta como aminoácido alifático. Pela mesma razão, é estruturalmente um dos aminoácidos mais simples. Outros nomes: Ácido 2-aminopropiônico; Ácido 2-amino-propanoico; Ala (abreviatura).

Palavras-chave: Alanina. Glicina. Aminoácidos. Química orgânica. Bioquímica.