Disciplina - Química

Galerias de Imagens > > Elementos Químicos

Símbolo Alquímico do Mercurio

Imagem do símbolo utilizado pelos alquimistas para representar o mercúrio.
A palavra alquimia, AL-Khemy, vem do árabe e quer dizer "a química". Esta ciência começou a se desenvolver por volta do século III a. C. em Alexandria, o centro de convergência da época e de recriação das tradições gregas, pitagóricas, platônicas, estóica, egípcias e orientais. A alquimia deve sua existência à mistura de três correntes: a filosofia grega, o misticismo oriental e a tecnologia egípcia. Obteve grande êxito na metalurgia, na produção de papiros e na aparelhagem de laboratório, mas não conseguiu seu principal objetivo: a Pedra Filosofal.
As finalidades que perseguia a alquimia resume-se em três fundamentos:
1. Transformar os metais chamados inferiores (principalmente o mercúrio e o chumbo) em ouro e prata, metais tidos como superiores;
2. Preparar uma panaceia que cure as enfermidades humanas, conserve e devolva a juventude e prolongue a vida - a Medicina Universal ou o Elixir da Longa Vida;
3. Conseguir a transformação espiritual do alquimista, de homem caído em criatura perfeita.
Fonte do Texto: SILVA, Luís Antônio; GATO, Daniel Dias. Alquimia: Ciência ou Seita?. Revista Eletrônica de Ciências, n. 25, abr., 2004.
<br/><br/>
Palavras-chave: Símbolos alquímicos. Alquimia. Mercúrio.

Imagem do símbolo utilizado pelos alquimistas para representar o mercúrio. A palavra alquimia, AL-Khemy, vem do árabe e quer dizer "a química". Esta ciência começou a se desenvolver por volta do século III a. C. em Alexandria, o centro de convergência da época e de recriação das tradições gregas, pitagóricas, platônicas, estóica, egípcias e orientais. A alquimia deve sua existência à mistura de três correntes: a filosofia grega, o misticismo oriental e a tecnologia egípcia. Obteve grande êxito na metalurgia, na produção de papiros e na aparelhagem de laboratório, mas não conseguiu seu principal objetivo: a Pedra Filosofal. As finalidades que perseguia a alquimia resume-se em três fundamentos: 1. Transformar os metais chamados inferiores (principalmente o mercúrio e o chumbo) em ouro e prata, metais tidos como superiores; 2. Preparar uma panaceia que cure as enfermidades humanas, conserve e devolva a juventude e prolongue a vida - a Medicina Universal ou o Elixir da Longa Vida; 3. Conseguir a transformação espiritual do alquimista, de homem caído em criatura perfeita. Fonte do Texto: SILVA, Luís Antônio; GATO, Daniel Dias. Alquimia: Ciência ou Seita?. Revista Eletrônica de Ciências, n. 25, abr., 2004.

Palavras-chave: Símbolos alquímicos. Alquimia. Mercúrio.