Disciplina - Química

Informativos

26/11/2018

Edição 09/2018

Informativo
Olá, professores!


A compreensão da dinâmica das transformações químicas naturais e as geradas pela ação humana possibilita ao estudante uma posicionamento mais crítico em relação às suas decisões diante de questões sociais.

Nesta perspectiva, a disciplina de Química por meio da contextualização pode abordar questões relacionadas ao meio ambiente, por exemplo, contemplando a legislação de Educação Ambiental (Lei n.º 9.795/1999), ao trabalhar questões como consumo sustentável, redução, reutilização e reciclagem de materiais, entre outros, e as relações destas ações humanas nos impactos ambientais.

Professor, apresentamos, a seguir, alguns recursos que podem auxiliar na sua prática docente ao iniciar a discussão com os estudantes sobre polímeros. Confira as dicas!


Ícone recurso textual Escola DigitalQuímica dos Plásticos: uma proposta para o ensino de Química orgânica com enfoque em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA
Confira o material da professora Ana Lúcia Scapi, onde apresenta uma sugestão de atividades com o propósito de selecionar e organizar conteúdos de orgânica, utilizando o enfoque CTSA.


Ícone recurso textual Segregação de resíduos sólidos urbanos (polímeros diversos) e avaliação dos processos envolvidos no reprocessamento
Acesse o resultado da produção da professora Leiza Maria Andrade que traz uma sugestão de atividades contextualizadas com a temática resíduos sólidos, enfatizando conceitos químicos como polímeros, reação de polimerização, características físico-químicas.


Ícone vídeo Escola DigitalResíduos Sólidos: Segregação, Armazenamento e Cuidados
Conheça o vídeo que trata sobre a separação, o armazenamento do lixo, os cuidados que se deve ter ao manuseá-los e a importância das pessoas envolvidas no processo.


Gostou dos recursos? Curta, favorite, compartilhe e colabore!

A melhor forma de conhecer a Escola Interativa - Recursos Digitais e a página de Química é explorando-as. Sinta-se à vontade para colaborar enviando sugestões para: Filmes | Sugestões de Leitura | Vídeos.
Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.