Disciplina - Química

Busca Educação

Química

30/10/2012

Aplicações da nanotecnologia no cotidiano

Semana de Ciência e Tecnologia mostra aplicações da nanotecnologia no cotidiano.

Por redação  - Agência Brasil

Imagine um tecido que não molha, uma roupa que pode aquecer ou esfriar de acordo com a variação do tempo ou que também é repelente de insetos. Parece ficção científica, mas esses produtos fazem parte do cotidiano. Eles são apenas alguns dos exemplos do uso da nanotecnologia apresentados aos participantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento, que foi encerrado no domingo (21), ocorreram simultaneamente em várias cidades do país.

Nanociência e a nanotecnologia são termos recentes no mundo da ciência. Eles se referem ao estudo e à manipulação de estruturas minúsculas como moléculas e átomos, ou seja, em escala nanométrica. “Imagine um fio de cabelo. Agora, imagine este fio dividido mil vezes. É a escala de trabalho da nanotecnologia”, explica o físico e pós-doutor em nanotecnologia, Nasser Hasan.

Hasan é um dos responsáveis pelo Projeto Escola Móvel de Nanotecnologia, do Senai, que pretende disseminar os conhecimentos relativos à nanociência e à nanotecnologia, por meio do contato direto com experimentos e produtos desenvolvidos com o auxílio dessa tecnologia. “Estamos divulgando para as pessoas o que é a nanotecnologia, muita gente não sabe que ela existe. Queremos mudar isso, mostrar que não é coisa só de cientista”, diz Hasan.

Entre os experimentos da escola, está um papelão, submetido à manipulação da nanotecnologia, que não absorve água. O estudante do ensino médio, Marcos Nogueira, ficou surpreso com o experimento que simula o tecido impermeável ou hidrofóbico, como chamam os nanocientistas. Ao saber que a tecnologia já é empregada em roupas e calçados, Marcos ficou eufórico. “Nem imaginava que já vendem roupas assim!”

As aplicações da nanotecnologia estão presentes em chips de computador, em cosméticos, na indústria médico-hospitalar, no desenvolvimento de alimentos, ente outras. “O Brasil não pode ficar sem inovação. Com a nanotecnologia a gente cria inovação e muda a vida das pessoas. Nós queremos motivar as pessoas a entrar nessa área. Hoje é impossível você falar em uma área sem colocar o prefixo nano: nanomedicina, nanofármacos, nanoalimentos”, diz Hasan.

Com o tema Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza, a 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia englobou debates sobre segurança alimentar e nutricional, energias renováveis, biodiversidade, água, educação, reciclagem e tecnologias. No total, 96 instituições públicas e privadas participaram da semana.

Esta notícia foi publicada em 19/10/2012 pelo site Agência Brasil. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.