Disciplina - Química

Química

14/04/2015

Olimpíada Paranaense de Química

Por OPRQ

A Olimpíada Paranaense de Química - OPRQ é um evento promovido e realizado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, apoiado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná e pelo SINEPE/PR - Sindicato das Escolas Particulares do Paraná. Ocorre anualmente e é integrante da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ).

Este evento é dirigido aos estudantes de Química do Ensino Médio de todas as escolas federais, estaduais, municipais e particulares do Paraná, ensejando a oportunidade para que jovens talentos nesta área do saber possam mostrar a todo o Estado, ao Brasil e ao mundo os seus conhecimentos e o seu valioso potencial científico.

A OPRQ consiste em duas fases, Fase I e Fase II, que são as etapas iniciais da OBQ. Fase II: é realizada com provas escritas aplicadas simultaneamente nos câmpus da UTFPR, com critérios, conteúdos, data e horário, estabelecidos pela Coordenadoria Estadual.

Nesta fase será selecionado em todo o Estado do Paraná um total de 50 (cinquenta) estudantes, sendo 25 (vinte e cinco) da Modalidade A, do primeiro e/ou segundo ano do Ensino Médio, e 25 (vinte e cinco) da Modalidade B, do terceiro e/ou quarto ano do Ensino Médio. Inscrições para a Fase II será do dia 20/04 ao dia 20/05/2015

Além de uma premiação em nível estadual, os alunos selecionados na Fase II da OPRQ poderão participar da Fase III OBQ, promovida pela Associação Brasileira de Química - ABQ e realizada pela Fundação Cearense de Apoio à Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, que é realizada anualmente. Os melhores classificados nos exames da Fase III da OBQ, após um período de preparação especial em um curso oficial, poderão classificar-se para participar da Olimpíada Ibero-americana de Química (OIAQ) e, na sequência, da Olimpíada Internacional de Química (IChO).

Estas são realizadas em países diferentes a cada ano. oficial: www.oprq.daqbi.ct.utfpr.edu.br.
Esta notícia foi publicada no site OPRQ. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.