Disciplina - Química

Smallville - Primeira Temporada - Episódio 2 - Metamorphosis (Metamorfose)

Depois de um baile, numa árvore à beira da janela do quarto de Lana, Greg Arkin, um jovem que simplesmente adora insetos, sejam eles de que tipo forem, filma Lana secretamente. Depois de sua mãe descobrir a coleção de vídeos que este tem da moça, Greg foge de casa (com os seus bichinhos) em direção aos subúrbios da cidade, quando, por mero acaso, uma das gaiolas que comportavam os insetos se abre, provocando um acidente em que Greg acaba por ser completamente picado. Mais tarde, a sua obsessão por Lana torna-se perigosa, quando a rapta e tenta transformá-la na sua rainha.



Nos trechos recortados desta ficção, quando Clark Kent é exposto à criptonita verde, todos os criptonianos instantaneamente tornam-se fracos. Com uma exposição prolongada, eles morrem. Na Terra, várias substâncias de ocorrência natural e manufaturadas emitem radiação. Fazem isso por meio de um desses três processos:



a) Deterioração alfa: à medida que um átomo deteriora, seu núcleo emite partículas alfa, que são feitas de dois prótons e dois nêutrons.



b) Deterioração beta: à medida que um átomo deteriora, um nêutron em seu núcleo torna-se espontaneamente um próton, um elétron e uma partícula subatômica chamada de antineutrino; o átomo expulsa o elétron e o antineutrino, e o elétron se torna uma partícula beta.



c) Fissão espontânea: um átomo espontaneamente divide-se em dois átomos de dois diferentes elementos. Ele pode expulsar neutrinos quando isso acontece.



Relativamente falando, partículas alfa e beta não podem penetrar profundamente na matéria. Raios gama e raios X, por outro lado, podem penetrar na matéria, inclusive no corpo humano. Sua habilidade de deslocar elétrons dos átomos pode causar mutações nas células e, às vezes, tumores cancerígenos. O chumbo, destacado nos trechos do filme, bloqueia tanto os raios gama quanto os raios x. É capaz de fazer isso em razão da sua alta densidade de elétrons. Os raios são incapazes de penetrar a densa teia de elétrons encontrada em um pedaço de chumbo.



Smallville, Ação/Ficção, EUA, 2001, 114min, COR. - Direção: Michael Watkins & Philip Sgriccia.



Palavras-chave: radioatividade, radiação nuclear, elementos químicos, chumbo.

  • 9427
  • 1335
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações