Disciplina - Química

ACT - AIQ-2011

A Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) tem seu conceito fundamentado por Gérard Fourez (1994), o qual afirma que os currículos de Ciências devem ser organizados de tal maneira que os alunos participem de atividades desenvolvidas a partir de projetos, nos quais eles possam utilizar tanto o conhecimento de origem escolar e/ou o de senso comum para resolver as problemáticas formuladas em tais projetos.

Aproximando o conceito encerrado na ACT às questões de cunho social, Santos et al. propõem que, com ensino de Química nessa perspectiva, “o indivíduo não apenas sabe [saiba] ler o vocabulário científico, mas é [seja] capaz de conversar, discutir, ler e escrever coerentemente em um contexto não técnico, mas de forma significativa” (SANTOS et al., 2003).

Nessa perspectiva, Solomon (2001) indica que o ensino de Ciências/Química requer a leitura e a compreensão da Ciência; a expressão de opiniões sobre Ciência; a preocupação com os problemas da Ciência contemporânea, agora e para o futuro; participação nas tomadas de decisão democráticas; compreensão de como Ciência, Tecnologia e Sociedade influenciam-se mutuamente.

Fontes de Pesquisa

Recursos Didáticos

ícone do link
Áudios
ícone do link
Imagens
ícone do link
Links
Interessantes
ícone do link
Simuladores
ícone do link
Textos
ícone do link
Trechos de
Filmes
ícone do link
Vídeos
Recomendar esta página via e-mail: