ACT - AIQ-2011
A Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) tem seu conceito fundamentado por Gérard Fourez (1994), o qual afirma que os currículos de Ciências devem ser organizados de tal maneira que os alunos participem de atividades desenvolvidas a partir de projetos, nos quais eles possam utilizar tanto o conhecimento de origem escolar e/ou o de senso comum para resolver as problemáticas formuladas em tais projetos.
Aproximando o conceito encerrado na ACT às questões de cunho social, Santos et al. propõem que, com ensino de Química nessa perspectiva, “o indivíduo não apenas sabe [saiba] ler o vocabulário científico, mas é [seja] capaz de conversar, discutir, ler e escrever coerentemente em um contexto não técnico, mas de forma significativa” (SANTOS et al., 2003).
Nessa perspectiva, Solomon (2001) indica que o ensino de Ciências/Química requer a leitura e a compreensão da Ciência; a expressão de opiniões sobre Ciência; a preocupação com os problemas da Ciência contemporânea, agora e para o futuro; participação nas tomadas de decisão democráticas; compreensão de como Ciência, Tecnologia e Sociedade influenciam-se mutuamente.
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