CTS - AIQ-2011
O que são os currículos com enfoque CTS?
Os currículos de ensino de Ciências/Química baseados em enfoque CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade – têm sido desenvolvidos no mundo inteiro e se centralizam na preparação dos alunos para o exercício da cidadania, desenvolvendo uma abordagem dos conteúdos científicos no seu contexto social.
No mundo atual, sobretudo após a 2a Guerra Mundial, a influência e a dependência pela ciência e pela tecnologia é tamanha que chega a determinar as ações do nosso cotidiano. Dentre os diversos aspectos em que isso pode ser observados, o mais evidente é a confiança divinizada, ou uma supervalorização da ciência criando o mito da salvação da humanidade, ao admitir que "todos os problemas humanos podem ser resolvidos cientificamente" (SANTOS, 2002). Com a participação da filosofia e da sociologia da ciência, cada vez fica mais evidente a falácia desse "mito cientificista".
Assim, segundo Santos (2002), uma educação na perspectiva CTS tem como objetivo "desenvolver a alfabetização científica e tecnológica dos cidadãos, auxiliando o aluno a construir conhecimentos, habilidades e valores necessários para tomar decisões responsáveis sobre questões de ciência e tecnologia na sociedade e atuar na solução de tais questões" (SANTOS, 2002, p. 05).
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Os currículos de ensino de Ciências/Química baseados em enfoque CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade – têm sido desenvolvidos no mundo inteiro e se centralizam na preparação dos alunos para o exercício da cidadania, desenvolvendo uma abordagem dos conteúdos científicos no seu contexto social.
No mundo atual, sobretudo após a 2a Guerra Mundial, a influência e a dependência pela ciência e pela tecnologia é tamanha que chega a determinar as ações do nosso cotidiano. Dentre os diversos aspectos em que isso pode ser observados, o mais evidente é a confiança divinizada, ou uma supervalorização da ciência criando o mito da salvação da humanidade, ao admitir que "todos os problemas humanos podem ser resolvidos cientificamente" (SANTOS, 2002). Com a participação da filosofia e da sociologia da ciência, cada vez fica mais evidente a falácia desse "mito cientificista".
Assim, segundo Santos (2002), uma educação na perspectiva CTS tem como objetivo "desenvolver a alfabetização científica e tecnológica dos cidadãos, auxiliando o aluno a construir conhecimentos, habilidades e valores necessários para tomar decisões responsáveis sobre questões de ciência e tecnologia na sociedade e atuar na solução de tais questões" (SANTOS, 2002, p. 05).
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Quais os aspectos que a abordagem de CTS envolve?
Alguns exemplos dessas interações são ilustradas por Mckavanagh e Maher (1982), apud Santos (2002).
1. Efeito da Ciência sobre a TecnologiaA produção de novos conhecimentos tem estimulado mudanças tecnológicas.
2. Efeito da Tecnologia sobre a SociedadeA tecnologia disponível a um grupo humano influencia sobremaneira o estilo de vida desse grupo.
3. Efeito da Sociedade sobre a CiênciaPor meio de investimentos e outras pressões, a sociedade influencia a direção da pesquisa científica.
4. Efeito da Ciência sobre a SociedadeO desenvolvimento de teorias científicas podem influenciar a maneira como as pessoas pensam sobre si próprias e sobre problemas e soluções.
5. Efeito da Sociedade sobre a TecnologiaPressões públicas e privadas podem influenciar a direção em que os problemas são resolvidos e, em consequência, promover mudanças tecnológicas.
6. Efeito da Tecnologia sobre a CiênciaA disponibilidade dos recursos tecnológicos limitará ou ampliará os progressos científicos.
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Fontes de Pesquisa