Disciplina - Química

Momentos Pedagógicos AIQ-2011


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Os momentos pedagógicos, formulados por Delizoicov, Angoti e Pernambuco, propõem uma dinâmica pedagógica docente baseada nos princípios freireanos, que se organiza em três momentos.


A Problematização Inicial, por meio da qual são apresentadas

situações reais que os alunos conhecem e presenciam e que estão envolvidas nos temas, embora também exijam, para interpretá-las, a introdução dos conhecimentos contidos nas teorias científicas. Organiza-se esse momento de tal modo que os alunos sejam desafiados a expor o que estão pensando sobre as situações. (...) A meta é problematizar o conhecimento que os alunos vão expondo, de modo geral, com base em poucas questões propostas relativas ao tema e às situações significativas (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002, p. 200).

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O outro momento pedagógico proposto por Delizoicov et. al, é a Organização do Conhecimento, em que

os conhecimentos selecionados como necessários para a compreensão dos temas e da problematização inicial são sistematicamente estudados (...) sob a orientação do professor. As mais variadas atividades são então empregadas, de modo que o professor possa desenvolver a conceituação identificada como fundamental para uma  compreensão científica das situações problematizadas (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002, p. 201).

Nesse momento devem ser organizadas redes de relações interdisciplinares por meio de mapas conceituais, para que se possa vislumbrar as possibilidades de conexões entre as diversas áreas do conhecimento a partir dos temas delimitados anteriormente. Cabe ressaltar que tal trabalho tem melhor resultado quanto maior for o número de áreas e professores envolvidos.

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Por fim, advém a Aplicação do Conhecimento, a qual

destina-se, sobretudo, a abordar sistematicamente o conhecimento que vem sendo incorporado pelo aluno, para analisar e interpretar tanto as situações iniciais que determinam seu estudo como outras situações que, embora não estejam diretamente ligadas ao motivo inicial, podem ser compreendidas pelo mesmo conhecimento. (...) A meta pretendida com este momento é muito mais a de capacitar os alunos ao emprego dos conhecimentos, no intuito de formá-los para  que articulem, constante e rotineiramente, a conceituação científica com situações reais, do que simplesmente encontrar uma solução, ao empregar algoritmos  matemáticos que relacionam grandezas ou resolver qualquer outro problema típico dos livros-textos (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002, p. 202).

Os autores destacam, ainda, na aproximação com Freire, que

é o uso articulado da estrutura do conhecimento científico com as situações significativas, envolvidas nos temas, para melhor entendê-las, uma vez que essa é uma das metas a ser atingidas com o processo de ensino/aprendizagem das Ciências. É o potencial explicativo e conscientizador das teorias científicas que precisa ser explorado (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002, p. 202).

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