Disciplina - Química

Contextualização por meio da Problematização - AIQ-2011



O termo Contextualizar pode ser conceituado, segundo Wartha e Alário (2005), das seguintes formas:
  • Contextualizar é uma postura frente ao ensino. É assumir que todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto.
  • Contextualizar é construir significados e, significados não são neutros, envolvem valores porque explicitam o cotidiano, constroem compreensão de problemas do entorno social e cultural.
  • Contextualizar é buscar o significado do conhecimento a partir de contextos do mundo ou da sociedade em geral, é levar o aluno a compreender a relevância e aplicar o conhecimento para entender os fatos e fenômenos que o cercam.
Ainda, aproximando à fala de Freire (2005, p. 100), Contextualizar, nessa perspectiva, é partir da situação existencial concreta dos sujeitos, e depende da Investigação e Reflexão da Realidade Escolar e da Local para “desopacizar” a ideologia dominante, compreendendo a vida cotidiana em diversos aspectos.

Nesse sentido, o que se propõe é que o professor, em conjunto com os educandos, passe a identificar as situações-problema que serão trabalhadas nas aulas, "as quais surgem como manifestações das contradições envolvidas nos temas e apresentam-se como desafios para uma compreensão dos problemas envolvidos, distinta daquela oriunda da cultura primeira" (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002, p. 193, em nota de rodapé).

Umas das possibilidades para desenvolver a perspectiva da contextualização por meio da problematização é o encaminhamento pedagógico apresentado por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), que estruturam a ação docente estabelecendo os momentos pedagógicos.

ícone para acessar vídeo.Assista ao vídeo: "Água: a solução química"
Recomendar esta página via e-mail: